Qual o animal que representa o Brasil?


Posted by Picasa
Qual o animal que representa o Brasil?



Querido leitor, gostaria de comentar contigo uma conversa que tive há vários anos atrás com um amigo durante minha visita ao sul da Índia numa região chamada Tâmil Nadu.

Sem falsa modéstia, a vida me permitiu viajar muito e conhecer muitos países interessantes entre os quais a Índia. Este país incrível é uma miscelânea de cheiros, gostos e costumes muito antigos.

Lá no sul da Índia, na região que visitei se fala o Tâmil.

 Esta região tem uma escrita muito complexa e os templos de lá são incríveis. Estive em um templo cujas imagens foram mostradas na abertura da novela O Caminho das Índias da Rede Globo.

A construção ocupa um quarteirão inteiro e o templo é sustentado por 1.000 colunas. De qualquer parte que se olhe para dentro todas as vistas convergem para um único ponto, o que é um desafio de engenharia e arquitetura até hoje.

 O tempo fica em Madurai.

Você também pode ver as imagens,

 Digitando no Google: madurai meenakshi amman temple

Veja na Wikipédia as fotos e a história do templo  que foi construído em 1600 da nossa era, há mais de 400 anos!


Pois então, saindo do templo com o meu amigo, ele me disse com orgulho que a área construída do templo é maior que a área do Vaticano e que a Índia tem como animal simbólico o pavão.

Aquilo me intrigou. Como assim, o pavão? Ele me explicou que os indianos são em geral muito vaidosos e que devido às diversas culturas multicores o pavão era o animal que melhor representava os indianos. Ele me disse também que a águia representa os Estados Unidos, o Urso a Rússia, e aí ele me perguntou:

Qual o animal que representa o Brasil?
Esta pergunta me pegou de surpresa. Você sabe a resposta, querido leitor?
Pois eu fiquei sem responder essa. Desconhecia a resposta...

Para minha surpresa ele sabia sim o que dizer e me contou o seguinte.
Quando Walt Disney escreveu e desenhou o filme Você Já Foi a Bahia,
(se você puder assistir. assista que é muito bom) ele pesquisou um animal simpático que pudesse representar o Brasil.

 Sabe que personagem Disney criou? Isso mesmo! O Zé Carioca!

O Zé Carioca é o animal que representa o Brasil desde então.

Mas o Zé é um papagaio, diz você. Isso mesmo; será que todos nós temos um pouco do Zé Carioca? Da ginga, do carinho, do jogo de cintura, da alegria de levar a vida e quem sabe um pouco de garganta...

Afinal, todos nós temos um pouco da criança do Zé Carioca em nossos corações.

Um abraço querido leitor.


Comentários

J.L de V. Purgly disse…
A Arara azul representa bem nossa fauna flora e riquezas naturais. No entanto politicamente pensando e em como o povo elege e age com relação a administração do nosso país o burro representaria melhor... Espero que possamos melhorar isto daqui pra frente.
Jorge Purgly disse…
Obrigado por seu comentário e volte sempre!
Jansen disse…
Zé Carioca é um papagaio, não tem ideias próprias apenas repete, é um desocupado que vive enganando os outros, é um péssimo estereótipo para o país, foi feito por Disney durante a época da Política da Boa Vizinhança de Vargas, e Disney que de bobo não tinha nada colocou muita política nesse desenho!
Jorge Purgly disse…
Muito interessante o seu comentário, Jansen.
Veja a continuação do artigo em
http://ocioso.com.br/index.php?cc=197194
Um abraço e volte sempre.
Benn A'Raz disse…
Baseado no exército brasileiro, eu diria que o animal que representa o Brasil é a onça-pintada. Ou melhor, um filhote de onça-pintada. Pois, nosso país tem uma grande diversidade (as pintas da onça) e um grande potencial.

O Zé Carioca é uma visão estrangeira sobre o Brasil, acho que devem ser os brasileiros, e não um americano, aqueles que escolhem o animal símbolo deste país.
Jorge Purgly disse…
Obrigado Benn por seu comentário.
Filhote de onça pintada é realmente uma boa idéia.
Um abraço e volte sempre.
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia