Google Tag Manager

terça-feira, 26 de junho de 2012

Morre ultima da especie das tartarugas gigantes


Morre George Solitário, última tartaruga gigante de sua Tartaruga gigante dos Galápagos morre


Por Pedro Sibahi | 25/06/2012 - Atualizada às 16:50
Fonte:  http://www.bio-ideias.com/2012/06/morre-ultima-tartaruga-gigante-das.html 
Tartaruga gigante era última da espécie
Tartaruga gigante era última da espécie
Foto: putneymark/Flickr
1 
No domingo (24), de Junho de 2012 morreu a última tartaruga gigante de Galápagos da subespécie chelonoidis nigra abingdoni. O animal, conhecido como George Solitário (Lonesome George), era natural da ilha Pinta, que compõe o arquipélago, mas vivia na estação de pesquisa Charles Darwin, na Ilha de Santa Cruz. 

De acordo com estimativas de pesquisadores, a tartaruga de 90 quilos tinha mais de 100 anos. Acredita-se que o animal tenha morrido por causas naturais, mas seu corpo foi preservado para ser analisado em autópsia.

George era o último exemplar de uma subespécie que foi dizimada por conta da interferência humana no arquipélago. Colonizadores de diversas épocas trouxeram animais, como cabras e porcos, que destruíram o habitat natural do réptil, reduzindo drasticamente sua população.

Apesar de não haver mais exemplares conhecidos na natureza, análises de DNA realizadas em 2007 indicaram que a Ilha Isabela, parte de Galápagos, poderia abrigar espécies selvagens similares à de George, mas nenhuma foi vista até hoje. 

Em 2009, uma tartaruga chamada Tony, do Zoológio de Praga, também foi apontada como possível exemplar de chelonoidis nigra, por causa do formato e cores de sua carcaça. Ela nasceu em 1960, e está no zoológico desde 1972, mas sua espécie não foi confirmada.

A tartaruga George se tornou um símbolo do Arquipélago de Galápagos e da luta pela recuperação do meio ambiente na região. A eliminação das cabras e porcos nas ilhas do arquipélago, terminada definitivamente em 2006, foi estimulada pela ameaça ao réptil. 

O animal também foi alvo de um grande esforço para a continuidade da espécie, com duas tentativas frustradas de cruzamento com tartarugas similares em 2008 e 2009, trazidas de ilhas vizinhas. Infelizmente os ovos que nasceram não se desenvolveram completamente e a tartaruga gigante de Galápagos acabou extinta com a morte de George. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Marque uma consulta comigo

Agenda