Google Tag Manager

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ordem do Merito da Alemana Outorgado ao meu ex Diretor da Siemens Hans Gerhard Schorer

Discurso do Embaixador Wilfried Grolig por ocasião da Outorga da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha ao Sr. Hans Gerhard Schorer (11.09.11, Curitiba)

Fonte  http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/11__Presse/Discursos/Discurso__Embaixador__Hans_20Gerhard_20Schorer.html

 

Digníssimo Senhor Hans Gerhard Schorer,
Prezada Senhora Luiza Schorer,
Prezados Familiares,
Excelentíssimo Senhor Governador,
Demais Excelências,
Prezado Cônsul Honorário Hoffrichter,
Em toda a sua vida, o Senhor sempre prestou um valioso trabalho em prol dos laços que unem o Brasil e a Alemanha. 


Apesar de ter nascido em São Paulo, sua constante foi e é a estreita ligação com a Alemanha, com a língua, a cultura e a indústria alemãs. 

Após concluir o curso de Engenharia Elétrica, o Senhor conquistou logo ascensão profissional e, com sua contratação em 1973 pela Siemens em Munique, seu contato com a Alemanha foi consolidado. 

Após seu retorno ao Brasil, o Senhor assumiu, voluntariamente, funções com muito engajamento em diretorias escolares, em áreas universitárias, em federações, entidades de classe e na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, cujo trabalho foi sempre apreciado. 

O Senhor sempre considerou uma importante tarefa a promoção de jovens na amizade teuto-brasileira. 

De1989 a 1991, o Senhor atuou como Presidente da entidade mantenedora do Colegio Humboldt, a escola alemã em São Paulo. 

Com sua transferência para o Paraná para a estruturação do departamento de Tecnologia, competente para todo o Brasil e sua nomeação como diretor em 1991, seu engajamento social foi também transferido para Curitiba, onde deu prosseguimento imediato a esse engajamento. 

Foi membro do Conselho Consultivo do Centro Federal de Educação Tecnológica e atuou como membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Durante muitos anos, o Senhor foi membro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, filial de Curitiba e diretor de1998 a 2004.  

Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo




Esse engajamento estendeu-se para o Conselho Consultivo da Universidade Federal do Paraná. 

Em todas essas funções, o Senhor sempre atuou no sentido de orientar o desenvolvimento e conquistar a confiança nas relações Brasil-Alemanha. 

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu seu merecimento e o homenageou com a “Ordem Nacional do Mérito Científico".

O fato de lhe oferecerem em 2001 o cargo de Cônsul Honorário alemão em Curitiba, foi meramente uma consequência lógica de seu longo engajamento. 

Essa função o Senhor executou exemplarmente e com muita dedicação durante 10 anos, até 2010, empenhando todas as suas forças, denotando grande profissionalismo, engajamento e muita responsabilidade. 

Assim, o Senhor não só prestou uma grande contribuição para a Alemanha, como também uma contribuição essencial para as excelentes relações Brasil-Alemanha.
Cônsul Honorário – esse não é um cargo pura e simplesmente honorário: essa é uma função que, de certa forma, muda sua vida para sempre. 

Cônsul Honorário é um cargo vitalício. 

Parece-nos que o Senhor já sabia disso há muito, e acho que isso não o entristece. 

Gostaria de acrescentar: nós, a Embaixada, o Consulado Geral de São Paulo e seu sucessor, Senhor Hoffmeister, estamos contentes que seja assim, e esperamos que continue se dedicando às relações Brasil-Alemanha.
Todos nós sabemos: com essa função de Cônsul Honorário, todos os dias há algo de novo: empenho incansável na ajuda consular à turistas alemães em dificuldades, assessoramento e apoio a alemães que vivem na área de sua jurisprudência em questões, por exemplo, relacionadas a passaporte e visto, em questões relacionadas à Alemanha ou a instituições alemãs, inclusive ajuda prática a alemães com algum tipo de problema jurídico e que devem cumprir pena de reclusão no Brasil.

Ser Cônsul Honorário significa também questionar-se todos os dias: como Cônsul Honorário, como posso contribuir ativamente para as relações Brasil-Alemanha? Como posso trabalhar para aprofundar a amizade que une o Brasil e a Alemanha?
Essas também são áreas que puderam desfrutar de seu extraordinário trabalho.

Isso era evidente nas grandiosas festas em comemoração à Data Nacional. 

 Podemos mencionar igualmente o maravilhoso evento no Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná, regida por um maestro alemão e com música alemã em 2009, ou também as festividades por ocasião dos 180 anos da imigração alemã no Paraná. 

Não podemos deixar de citar seu empenho em prol da cultura e da língua alemãs em excelente cooperação com o Instituto Goethe.

 E, não menos importante, seu constante empenho como empresário e ativo colaborador nas boas relações econômicas entre os dois países no âmbito da Câmara de Comércio e Indústria que persistem até hoje.


Cabe também aqui mencionar as inúmeras “pequenas” ajudas no dia-a-dia do trabalho consular que, apesar de quase não serem consideradas em comparação com a gama de tarefas de um Cônsul Honorário, exigem sua dedicação, seu empenho e, principalmente, seu tempo.

 Aqui também podemos atestar sua real disponibilidade e empenho.

Gostaria aqui de agradecer também àqueles que sempre o apoiaram na execução de seu trabalho: sua família, seus amigos e seus colaboradores.

Prezado Sr Schorer,
"Esses são apenas alguns exemplos de sua longa e persistente atuação como Cônsul Honorário em tudo que diz respeito à ligação desses dois países e são um bom motivo para nos reunirmos e comemorarmos.

Por isso o Presidente da República Federal da Alemanha condecora-o com a Cruz de Mérito e incumbiu-me de lhe entregar as insígnias, o que faço com muita alegria.

Em nome da República Federal da Alemanha, tenho agora a honra de entregar-lhe a medalha e a certidão da Ordem do Mérito.

Meus mais sinceros parabéns por essa condecoração e meus agradecimentos pelos valiosos serviços prestados."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Marque uma consulta comigo

Agenda