Google Tag Manager

domingo, 17 de novembro de 2013

O que e fibromialgia

O que é fibromialgia?


FIBROMALGIA TORTURA MAIS DE 4 MILHÕES DE PESSOAS NO PAÍS
Postado por Sonia Gomes em 17 novembro 2013 às 15:00
Fonte: 
http://aluisionestelar.ning.com/profiles/blog/show?id=2184342%3ABlogPost%3A1765991&xgs=1&xg_source=msg_share_post

Daniel Feldman médico reumatologista

Essa doença caracteriza-se por dores no corpo, fadiga e alterações no sono. Ataca sobretudo mulheres, mas pode ocorrer também em homens. Não se sabe a causa, mas acredita-se que seu cérebro, pela diminuição da serotonina, perde a capacidade de regular a dor e os impulsos são interpretados erroneamente. Calcula-se que atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos.

Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica sem inflamação. O paciente sente dores no corpo inteiro. Não consegue nem dizer onde é, porque logo a dor aparece em outro local. Para caracterizar-se a doença, porém, é preciso haver dor por pelo menos três meses.

Dois outros sintomas estão presentes em mais de 80% dos casos: fadiga incapacitante e distúrbio do sono. Altera a qualidade, não a quantidade. Mesmo dormindo normalmente, o paciente diz que dorme mal e acorda cansado.

Doentes queixam-se, ainda, de formigamento principalmente nas mãos, nos pés e no meio das costas; sensação de inchaço; dores de cabeça; alterações no do intestino – ora está preso, ora apresenta diarréia.

A fibromialgia é uma doença predominamente feminina – a proporção é de 20 mulheres para um homem. Manifesta-se em qualquer idade, mas sobretudo entre os 40 e os 60 anos. Talvez em decorrência da diminuição dos hormônios femininos na menopausa.

Acredita-se que esses pacientes percam a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. O controle da dor é feito pela serotonina, substância produzida no próprio cérebro. Sabe-se que os portadores de fibromialgia têm menos serotonina. Assim, muitos dos impulsos que chegam e saem do cérebro são identificados erroneamente como dor.

A diminuição de serotonina pode ser provocada por infecções virais, traumas físicos e emocionais graves. Essas causas se misturam nos pacientes e não dá para precisar qual a que provoca a doença.

Além do mais, mulheres que têm fibromialgia são perfeccionistas e detalhistas. Até ficarem doentes, são as melhores no trabalho, supermães e supermulheres em casa.
Quando se iniciam os problemas, desmoronam e a auto-estima desaba. Quanto mais a perdem, mais aumentam os sintomas.

Chegam ao consultório apavoradas. Têem dor há muito tempo, nenhum médico descobre do que sofrem e acham que vão morrer. Às vezes, concluem que não podem estar com doenças graves há tanto tempo e não ter acontecido nada. Além do mais, amigos e familiares dizem que não têem nada e estão inventando. Passam a se achar loucas. Apavorando-se. A situação complica-se pois passam por muitos médicos, que, desinformados, não identificam a doença e dizem que o problema é somente psicológico.

Calcula-se que a doença atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos nos Estados Unidos. Estima-se que os números do Brasil sejam iguais, o que daria mais de 4 milhões de pacientes.

Pessoas que tenham dores freqüentes, não identificáveis, devem procurar um reumatologista. Não se pode dizer que fibromialgia tenha cura, pois não se sabe a causa. Mas é possível controlá-la.

A doença não é identificável com exames. O diagnóstico é sempre clínico. O médico faz um exame físico no paciente. Há 18 pontos doloridos no corpo dos fibromiálgicos, como o músculo trapézio, nos ombros; dos dois lados do pescoço; dos glúteos; na região das juntas dos braços e das pernas, entre outros. Dores em 11 pontos são indicados como fibromialgia. Mas isso não basta. È preciso fazer exame de sangue para detecção de doenças que causam dores generalizadas, como o , o câncer e os problemas da tireóide.

Quando o médico detecta a fibromialgia,e deixa claro para o paciente que ele não é louco, já ocorre 20% de melhora. Melhora mais 20% quando fica sabendo que, apesar de dolorosa, a doença não mata. Os outros 60% a medicina nem sempre tem cura.

O único tratamento eficaz para a diminuição da fadiga e das dores e a regularização do sono são exercícios aeróbicos, como caminhar. Reequilibram o sono, elevam o nível de serotonina e melhoram a produção de hormônios femininos. Tem de ser feitos a vida toda.

Igualmente importante é uma mudança de atitudes pelos doentes. Não podem continuar perfeccionistas e detalhistas, exigindo-se demais. É fundamental, ainda, continuar no emprego. Deixá-lo poderia causar baixa ainda maior de auto-estima.

Essas medidas resolvem de 50% a 60% dos casos. Para o restante, é necessário o uso de medicamentos. O principal é o antidepressivo tricíclico em doses baixas. Eleva os níveis de serotonina e funciona como analgésico.

Revista Caras – 1998 – Edição 247 - nº 31

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Papai Noel 2013 chega ao Rio dia 10 de Novembro

Papai Noel 2013 chega ao Rio no dia 10 de Novembro nos Principais Shoppings da Cidade.











Caxias Shopping recebe o Papai Noel
Natal em Duque de Caxias: Caxias Shopping abre festejos da cidade com chegada de Papai Noel e inauguração de decoração temática com cheirinho de panetone, dia 10 de novembro de 2013.
               
O Caxias Shopping irá abrir oficialmente os festejos natalinos em Duque de Caxias domingo, dia 10 de novembro, com a chegada de Papai Noel e a inauguração de sua decoração de Natal. 

O clima festivo começará já a partir das 15h, com shows e atividades recreativas gratuitas coordenadas pela equipe da Animasson. 

Às 16h em ponto, Papai Noel abrirá a porta de sua "casa", fará um pronunciamento de abertura oficial dos festejos e receberá a chave da cidade. 

Neste momento, toda a decoração interna e externa do Shopping será iluminada e uma chuva de papel picado cairá sobre o público. 

Em seguida, Papai Noel receberá as crianças para fotos, entrega de cartinhas e bate-papo em seu trono.


Decoração com cheirinho de Natal - Este ano, a decoração irá reproduzir a casa do Papai Noel com sala, quarto, escritório e uma cozinha que vai deixar todo o ambiente com um cheirinho de panetone saindo do forno. 

Bonecos animatrônicos representando Papai e Mamãe Noel contarão histórias para as crianças. 

O cenário terá ainda uma árvore de Natal de 9 metros de altura, decorada com bolas, luzes e outros objetos temáticos. Os corredores do Shopping seguirão o tema da festa com guirlandas e festões. 

Na área externa do Caxias, um show de luzes piscantes com mais de mil spots distribuídos por toda a fachada dará o toque especial. A garotada poderá visitar a casa gratuitamente e tirar fotos.

 “O Natal simboliza um período de sonho para as crianças e até para os adultos. Por isso, imaginamos o cenário em que cada um poderá viver esse momento conhecendo e visitando a casa do Papai Noel. O aroma de panetone foi pensado para aguçar o sentido sensorial de todos que visitarem a decoração. Tudo foi criado para o clima de Natal encantar a todos”, explica Cristiana Legey, Gerente de Marketing/Comercial do Caxias Shopping. 

Vale conferir! SERVIÇO: Chegada do Papai Noel – GRATUITO - Dia 10 de novembro (domingo), de 2013, a partir das 15h, no 1º piso do Caxias Shopping - Rodovia Washington Luiz, 2895 - Duque de Caxias – RJ - Telefone: (21) 2430-5110.

Fonte: www.dablio3.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Marque uma consulta comigo

Agenda