Google Tag Manager

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tanzanita a pedra mais rara do mundo













Foto: Cortesia de Tânia Trevisan. Exemplar de colecionador.


Tanzanita é a pedra mais rara do mundo

Tanzanita
Fonte: http://purajoia.blogspot.com.br/2011/07/tanzanita.html


Propriedades metafísicas: A Tanzanita é muito benéfica para os "workaholics" e para aqueles que estão sobrecarregados. 

Acalma a mente hiperativa e tem efeito relaxante, fazendo com que você fique um pouco mais devagar, no bom sentido. 

 Esses efeitos farão com que você readquira o equilíbrio, de modo que possa levar uma vida menos estressante, mais organizada, produtiva e saudável.

Durante a meditação, a Tanzanita com sua alta energia vibracional, facilita um profundo estado meditativo. 

Este cristal magnífico melhora as habilidades psíquicas e abre o coração, elevando o humor e trazendo sentimentos de paz. 

Devido à sua cor azul, a Tanzanita abre o chacra da garganta, incentivando clareza de comunicação. 

Ela pode, ainda, auxiliar nas comunicações com o mundo espiritual e ajudar a alcançarmos o conhecimento superior. 

Para saber mais, clique sobre Mais informações em letras pequenas abaixo.



É ótima para ajudar aqueles que desejam se tornar mais conscientes do "eu" espiritual e aguça o interesse em metafísica e nos questionamentos interiores.

A Tanzanita ajuda o fluxo de positividade em toda a mente, nos torna menos exigentes e traz sorte e fortuna a seu portador. 

Ela age como um elixir para a alma e nos liberta de hábitos negativos. 

Transforma os impulsos destrutivos em construtivos, abre a consciência que nos faz enxergar como vivemos e ver outras formas de viver mais conscientemente.

 É a pedra ideal para aqueles que ainda não conseguiram reconhecer sua força. 

Dá confiança e nos ajuda, gradualmente, a nos abrir para novas possibilidades. 

Dissipa a letargia e traz os sentimentos reprimidos à tona, fazendo com que possam ser expressos.

A Tanzanita é uma ferramenta maravilhosa para incentivar a recuperação de uma doença grave e do stress. 

Fortalece o sistema imunológico, regenera as células, trata do coração, baço, pâncreas, pulmões, cabeça, garganta e peito. Neutraliza a acidez e reduz inflamações. 

Estimula a fertilidade e cura doenças dos ovários e testículos. Recomenda-se usar a Tanzanita diretamente sobre a pele ou em joias e que deve ser usada por um longo período de tempo, por ser uma pedra de ação lenta.



Infelizmente, devido à exploração desenfreada da Tanzanita e por ser encontrada apenas em um único lugar do mundo, esta pedra esplêndida está ameaçada de extinção.

Fonte: Wikipedia Brasil
Tanzanite (Portugal)ou Tanzanita (Brasil) é uma variedade do mineral zoisite descoberta nos Montes Meralani no norte daTanzânia em 1967 próximo de Arusha,afirma-se que por um natural de Goa de nome Manuel de Sousa. Desde então, a gema conheceu uma onda de popularidade, nomeadamente nos EUA, onde a Tiffany & Co. teve um papel fundamental tanto no seu baptismo, como na sua apresentação ao mercado e subsequente promoção.
Trata-se de uma gema popular e valiosa, sobretudo por sua cor e raridade (10.000 vezes mais raro que o Diamante). Digno de realce é o forte tricroísmo que apresenta (azul safira, violeta e verde dependendo da orientação do cristal). No entanto, a maior parte da tanzanite recebe tratamento térmico artificial para melhorar a sua cor, o que reduz significativamente esse tricroísmo.
Tem cor azul-safira, devida ao vanádio (tem 0,02%V). É transparente, tem dureza 6,5 a 7,5 na escala de Mohs, índice de refração 1,690 a 1,700 e birrefringência 0,010. A Tanzânia é ainda a única fonte conhecida e lá existem também zoisitas de outras cores que, aquecidas a 380 °C, ficam azul-safira, com reflexos roxos. (Pércio M. Branco, Dicionário de Mineralogia e Gemologia, 2008).
Wikipedia Espanha, tradução Google.

Tanzanita
tanzanite
Zoisite (Tanzanite) .jpg











Geral
categoria sorosilicate
classe 09.BG.10
fórmula química (Ca2Al3 (SiO4) (Si2O7) O (OH))
Propriedades físicas
Violeta para o azul
Raya Banco ou incolor
Lustre Vítreo pearling superfícies esfoliação
sistema cristalino ortorrômbico
Cristais cristal acicular hábito achatada pode ser curvada fibrilar
exfoliação perfeita {010} {100} imperfeita
conchoidal fratura irregular
6.5 dureza
densidade de 3,10-3,38
índice de refração 1,69-1,70
birefringence 0006-0018
pleochroism presente, dicroísmo ou tricroismo, pela cor.
propriedades ópticas biaxiais positivos


A tanzanita é encontrada e foi descoberta nas colinas de Mererani em Manyara, no norte da Tanzânia, em 1967, perto da cidade de Arusha e Kilimanjaro azul variedade / roxa do zoisite mineral (um silicato de alumínio hidróxido de-cálcio). 

É usada como uma gema.A  tanzanita se distingue pelo seu tricroismo marcado, com safira azul, violeta e cor de vinho dependendo da orientação do cristal.

A tanzanita também muda de aparência dependendo das condições de iluminação. Azul-se mais evidente quando expostos à luz e violetas fluorescentes tons são melhor vistos sob luz incandescente. A Tanzanita comum é geralmente uma cor marrom avermelhada. 


É necessário submeter a pedra um tratamento térmico a 600 ° C num forno de gemologico para trazer o violaceo.1 tom azul Tanzanite é uma jóia escasa.2 3 só é encontrada nas encostas do Monte Kilimanjaro foi a empresa que Tiffany & Co. ele deu o nome inspirado pela Tanzânia, o país onde ela foi descoberta. 

Devido à sua dureza relativa baixa, tanzanita é geralmente montado em golas e pendentes.4

Conteúdo
1 Exploração
2 História 
2.1 A maior tanzanita do mundo
2.1.1 Novo
3 Fatores que afetam o preço: Graduação
Tratamento
 3.1 Calor
4 Referências
5 Ligações externas

Até hoje apenas  
um único depósito de tanzanita no mundo é conhecido. 
Lá, o mineral é acompanhado por metamórfica ardósia, gnaisse e quartzito. 
Sua exclusividade é a principal razão para o preço elevado que atinge esta pedra, que também é chamado de "indigo diamante" por causa de sua raridade.

História de Negócios

A escultura de tanzanite.
Emmanuel Merishiek Mollel, um alfaiate e prospector Masai Arusha (Tanzânia), encontraram fragmentos de cristais de rocha de uma vívida azul e azul-violeta próximo Mererani, cerca de 40 km ao sudeste de Arusha. A princípio, pensou que o mineral foi olivina, mas logo percebeu que não era, em seguida, tomando-o pela Dumortierite, um mineral azul. Logo depois, D'Souza mostrou as pedras para John Saul, um consultor de geologia e atacadista com sede em Nairobi gemas que extraíram cerzana seguida, águas-marinhas na área do Monte Quênia. Saul, juntamente com um médico do MIT, que mais tarde descobriu os famosos depósitos de rubi na região de Tsavo, no Quênia, descartou a possibilidade de Dumortierite e cordierite, e enviou cópias para seu pai, Hyman Saul, vice-presidente da Saks Fifth Avenue Nova Iorque. Hyman Saul só tinha que atravessar a rua e entregar as amostras para o Instituto Gemológico da América (GIA), que ele identificou como uma variedade de mineral zoisite. Havia mineralogista da Universidade de Harvard, o Museu Britânico e da Universidade de Heidelberg, que fez uma identifiación válida, mas a primeira pessoa a identificar com precisão o material foi Ian McCloud, um funcionário do governo tanzaniano, geólogo, com sede em Dodoma.5 6

Era chamado de "zoisite azul" e comercializado como tanzanita por Tiffany & Co., que queria aproveitar a raridade da gema, então ele encontrou somente na Tanzânia, e ele pensou que "zoisite azul" (em Inglês soa como " azul suicídio ") não iria vender bem.7 Entre 1967 e 1972, Tanzânia extraiua  cerca de dois milhões de quilates de tanzanite antes de as minas foram nacionalizadas pelo governo.

A maior do mundo 
A maior tanzanita do mundo pesa 737,81 esculpida quilates.8 
Um dos exemplos mais famosos (242 quilates) é chamado de "Rainha do Kilimanjaro". Ele está incorporado em uma tiara, reforçada por 803 granadas e 913 diamantes de corte brilhante. A peça faz parte da colecção privada de Michael Scott, o primeiro diretor-executivo da Apple.9

Novos produtos 
Em junho de 2003, o governo da Tanzânia introduziu a proibição de exportação de tanzanite bruta para a Índia (como muitas outras pedras preciosas, a maior parte da tanzanita é esculpida em Jaipur). A proibição foi justificada como uma tentativa de aumentar resíduos da indústria de processamento local, para estimular a economia e restaurar os lucros. A proibição foi faseada ao longo de um período de dois anos. Até então, apenas as pedras de mais de 0,5 gramas foram afetados.

Em abril de 2005, uma empresa chamada TanzaniteOne Ltd. anunciou publicamente que tinha tomado o controle de parte do reservatório chamado "Bloco C" (o tanque principal, dividido em 5 blocos). Os preços das matérias-primas têm sido gradualmente aumentando à medida que a empresa foi liquidada no mercado. Em agosto de 2005, a maior tanzanite ainda encontrado, foi encontrado no bloco mina C. O vidro pesando 16.839 quilates (3,4 kg) e mediu 22,1 × 7,87 × 7,11 centímetros. mineração Tanzanite traz para o governo da Tanzânia cerca de 15 milhões de euros por ano. A maioria das pedras esculpidas são vendidas nos Estados Unidos em um montante total de cerca de 375 milhões de euros.

A tanzanite bruta
Fatores que afetam o preço: graduação da cor.
Não existe um método universal de classificação de pedras coloridas. TanzaniteOne, empresa líder em tanzanite comércio, através de sua fundação sem fins lucrativos, a Fundação Tanzanite 10 criou um método de classificação color.11 O novo sistema de graduação de cores classifica a tanzanite como matiz, entre o azul arroxeado e azul-violeta.

tons primários normais em tanzanite azul e roxo não são roxo. O roxo é um espectro modificado do tom que está a meio caminho entre o vermelho e o azul. Tanzanita é um tricróica gem, o que significa que a luz que entra na pedra é dividida em três secções, cada uma com uma porção do espectro visível. Após o tratamento térmico, torna-se dicróico. cores dicróicas são roxo e azul. A gama de tons de tanzanite roxo é azul para azulado.12 roxo

pureza da graduação de pedras coloridas se baseia no padrão de olho nu, o que significa que uma pedra é considerada pura se inclusões não são visíveis para a vista.13 nua O Instituto Gemológico da América classifica tanzanite como um tipo de jóia I : geralmente é olho puro. O espécimes com as inclusões visíveis a olho nu sofrem depreciação pesada.

Tratamento Térmico
Todos os tanzanites são submetidos a um tratamento de aquecimento num forno a uma temperatura de entre 550 ° C e 700 ° C, para proporcionar-lhes com alguns tons entre azul e violeta violeta azulada. Algumas pedras encontradas perto da superfície nos últimos anos teve gema de qualidade sem tratamento. As pedras devem estar livres de rachaduras e bolhas, pois elas podem desmoronar ou rachaduras e bolhas poderia ficar maior.

Uma vez que o tratamento térmico a todas as gemas praticada, não influenciar o seu preço e assume que as pedras esculpidas foram tratadas termicamente. Tanzanite encontrados às vezes em outras cores como o verde, embora eles devem ser tecnicamente chamado de "zoisite verde" em vez de tanzanitas.14 A tanzanite também podem estar sujeitos a outros tratamentos. Tanzanites recentemente sido diagnosticado com tratamento de revestimento em AGTA e AGL.15 laboratórios tinha sido aplicado estava uma camada fina de cobalto fluorescenciade encontrado por raios X, para melhorar a sua cor. Este tratamento é considerado ilegal e deve ser especificado no momento da venda.

Referências
Voltar ao ↑ top 'YourGemologist / Escola Internacional de Estudo Gemologia de Tratamento Térmico ". Yourgemologist.com. Retirado 29 de agosto de 2011.
↑ voltar ao topo http://web.archive.org/web/20090131195920/http://nationaljewelernetwork.com/njn/content_display/colored-stones/color-market-reports/e3i35bdd2d07c219452caefa3f76a183a6d?imw=Y
Voltar ao topo ↑ http://bworldonline.com/Weekender020609/main.php?id=focus1 (link quebrado disponíveis na Internet Archive, consulte [http://bworldonline.com/Weekender020609/main.php?id=focus1 http: história //bworldonline.com/Weekender020609/main.php?id=focus1] e [http://bworldonline.com/Weekender020609/main.php?id=focus1 http://bworldonline.com/Weekender020609/main.php ? id = focus1 versão mais recente]).
Voltar ao topo ↑ "News Archive 2005 Gem." Palagems.com. Arquivado do original em 3 de Dezembro de 2015. Acessado 29 de agosto de 2011.
Voltar ao topo ↑ "O mineralógica Record - Merelani, Tanzânia."
Voltar ao topo ↑ "Tanzanite: A sua descoberta e primeiros dias - InColor Revista do ICA. Verão 2007 ".
Voltar ao topo ↑ "Tanzanite". Gemstone.org. Arquivado do original em 12 de setembro de 2008. Página visitada em 29 de agosto de 2011.
Voltar ao topo ↑ http://www.palagems.com/Images/mineral_news/munich09_tanz.jpg
Voltar ao topo ↑ "Royal Ontario Museum | Exposições e Galerias | Exposições últimos | Light & Stone: Gems da coleção de Michael Scott ". Rom.on.ca. Arquivado do original em 3 de Dezembro de 2015. Acessado 29 de agosto de 2011.
Voltar ao topo ↑ A Fundação Tanzanite
Voltar ao topo ↑ Tanzanite se introduz Qualidade Grading, mudanças de preços e Sistema de visão para JCK on-line de 2005
Voltar ao topo ↑ Wise, Richard W., Secrets of the Trade Gem: O Guia do Connoisseur de pedras preciosas, p.220
Voltar ao topo ↑ Wise, Richard W., Secrets of the Trade Gem: O Guia do Connoisseur de pedras preciosas, p.35
Voltar ao topo ↑ Na lista de referência curto de Tanzanite GIA 1999 GIA em Tanzanite
Voltar ao topo ↑ Gemmological Association da Grã-Bretanha; Associação Gemmological alemão; Holanda Gemmological Laboratory (25 de maio de 2008). "Coatings: a nova Tanzanite tratamento descoberto." Gem de Farlang e Fundação Diamond.

 Wikimedia Commons tem Tanzanite mídia.
Tempo artigo de 2007 sobre a popularidade de tanzanite.
Artigo nas fases iniciais de Tanzanita (1969)
artigo interessante e documentos desde os primeiros dias: "Algo de novo para fora da África, mas ninguém sabia o que era".
página de informações do tanzanite do ICA.
Escravos jóia - um curta-metragem a partir de 2006 mineiros crianças do tanzanite
Tanzanite.com
Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sitesGlobal Market Finder



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Marque uma consulta comigo

Agenda