Ba Gua e I Ching caminhos da Sabedoria Oriental

Ba Gua e I Ching caminhos da Sabedoria Oriental e a possível correlação com os 5 primeiros Arcanos do Tarô.
Ba Gua do Ceu Primordial
Ba Gua  do Céu Primordial

Estimado leitor é praticamente impossível resumir num artigo milênios de Tradição.
Nossa idéia aqui é apenas estimular a curiosidade do estimado leitor para buscar mais informações de acordo com os seus anseios.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ba_Gua
Ba Gua (pinyin) ou Pa Kua (八卦) é a representação de um conceito filosófico fundamental da antiga China, sua tradução literal significa oito trigramas ou oito mutações.
Pode ser representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado.
Os trigramas podem ser dispostos segundo diferentes arranjos, assumindo diferentes significados, os mais importantes são a disposição do Céu Primordial e a disposição do Céu Posterior.
Ba Gua do Ceu Posterior
Ba Gua do Céu Posterior.
Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang).
O Ba Gua é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.
Contudo, sua configuração no Feng Shui 風水 é especial, pois leva em consideração as alterações de paredes, portas e janelas nas vibrações da natureza.
A lenda mais popular sobre a descoberta do Ba guá diz que o imperador Fu Hsi viu os trigramas desenhados no casco de uma tartaruga, às margens do Rio Amarelo, e com eles desvendou o segredo de todas as coisas.[1]
O conceito se aplica à filosofia Taoísta Chinesa e ao I Ching, mas é também fundamental em outros domínios da cultura Chinesa, nas artes marciais chinesas, e na navegação.
卦名
Nome
卦像
Trigrama
自然
Natureza
性情
Personalidade
家族
Família
方位
Direção
8- Qian
Trigramme2630 ☰.svg
天 Céu
健 Criativo
父 Pai
Noroeste
7- Dui
Trigramme2631 ☱.svg
泽 Lago
悦 Alegria
少女 Filha mais nova
Oeste
6- Li
Trigramme2632 ☲.svg
火 Fogo
麗 Aderir
中女 Filha do meio
Sul
5- Xun
Trigramme2634 ☴.svg
風 Vento
入 Suavidade
長女 Filha mais velha
Sudeste
4- 震 Zhen
Trigramme2633 ☳.svg
雷 Trovão
動 Incitar
長男 Filho mais velho
Leste
3- 坎 Kan
Trigramme2635 ☵.svg
水 Água
陥 Abismal
中男 Filho do meio
Norte
2- 艮 Gen
Trigramme2636 ☶.svg
山 Montanha
止 Quietude
少男 Filho mais novo
Nordeste
1- 坤 Kun
Trigramme2637 ☷.svg
地 Terra
順 Receptivo
母 Mãe
Sudoeste
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.
 


 

Ba Gua Trigramas
 
Caracteres chineses
Hànyǔ pīnyīn
Tradução em português
无极生有极, 有极是太极,
wújí shēng yǒují, yŏují shì tàijí
O Ilimitado (Wuji) gera o Delimitado, este é o Absoluto (Taiji)
太极生两仪, 即阴阳;
tàijí shēng liǎng yí, jí yīn yáng
O Taiji gera duas formas, nomeadas yin e yang
两仪生四象: 即少阳、太阳、少阴、太阴,
liǎng yí shēng sì xiàng : jí shǎoyīn、tàiyīn、shǎoyáng、tàiyáng,
As duas formas geram quatro fenômenos, chamados pequeno yang, grande yang (Taiyang também representa o Sol), pequeno yin, grande yin (Taiyin também representa a Lua).
四象演八卦, 八八六十四卦
sì xiàng yǎn bāguà, bābā liùshísì guà
Os quatro fenômenos geram oito trigramas (ba gua), oito vezes oito são sessenta e quatro hexagramas.
Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/I_Ching





















O I Ching ou Livro das Mutações, é um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo.
É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias.
 Ching, significando clássico, foi o nome dado por Confúcio à sua edição dos antigos livros.
Antes era chamado apenas I: o ideograma I é traduzido de muitas formas, e no século XX ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação".
O "I Ching" pode ser compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria.
Na própria China, é alvo do estudo diferenciado realizado por religiosos, eruditos e praticantes da filosofia de vida taoísta.
I Ching os 64 Hexagramas resumo
Figura: Sequencia do Rei Wen
Ba Gua e o Tai Chi
Existem várias lendas sobre como o conhecimento do Ba Gua foi revelado aos seres humanos.
A mais conhecida é a do imperador Fu Hsi, a quem também são atribuídas a invenção da escrita, do matrimônio, da arte da costura e os primeiros relatos sobre a Medicina Tradicional Chinesa.
Ao passear pelas margens do Rio Amarelo, aproximadamente em 3.000 a.c, Fu Hsi teria visualizado os oito trigramas no casco de uma tartaruga.
Outra lenda se refere a um animal com corpo de dragão e cabeça de cavalo com os trigramas representados nas costas.
Fu Hsi teria percebido neles uma chave para explicar todas as coisas e os deixou como legado para os seus sucessores, que trataram de dar continuidade aos estudos sobre os trigramas elaborando o I Ching (O livro como o conhecemos atualmente possuiu três autores: o conde Wen, o duque Chou e o famoso filósofo Confúcio (Kung Fu Tsé).)
Além do I Ching outros aspectos da cultura tradicional chinesa foram estruturados a partir dos princípios revelados pelo Pa Kua, como a arte marcial chinesa Ba Gua Zhang, desenvolvida por Dong Hai Chuan no início do século XIX, e o Feng Shui.
O I Ching surgiu antes da dinastia Chou (1150-249 a.C.) e era um conjunto de oito Kua, figuras formadas por três e seis linhas sobrepostas. James Legge, na tradução para o inglês (1882), chamou de trigrama o conjunto de três linhas e hexagrama o de seis, para distingui-los entre si.
A origem dos 64 hexagramas é atribuída a Fu Hsi, o criador mítico chinês, e até a dinastia Chou eles formavam o I. Os oito trigramas têm nomes não encontrados em chinês, a origem é pré-literária.
O tempo obscureceu a compreensão das linhas, e no começo da dinastia Chou surgiram dois anexos: o Julgamento, atribuído pela tradição ao rei Wên, e as Linhas, atribuídas a seu filho, o duque de Chou, ambos fundadores desta dinastia.
Mais tarde, mesmo o significado destes textos começou a ficar obscuro, e no século VI a.C. foram acrescentadas as Dez Asas, que a tradição atribui a Confúcio, embora seja claro que a maioria delas não pode ser de sua autoria. O nome "I Ching" é dado ao conjunto dos Kua e todos os textos posteriores.
O I Ching escapou da grande queima de livros feita pelo tirano Ch'in Shih Huang Ti, no tempo em era considerado um livro de magia e adivinhação, o que levou a escola de magos das dinastias Ch'in e Han a interpretá-lo segundo outras visões A doutrina do yin-yang foi sobreposta ao texto. O sábio Wang Pi veio a resgatá-lo como livro de sabedoria.
Houve várias traduções do "I Ching" para línguas ocidentais, algumas claramente desrespeitosas, tratando a cultura chinesa como primitiva. A tradução de Legge fez parte da série Sacred books of the East (Livros sagrados do Oriente), e foi traduzida também para o português.
Richard Wilhelm traduziu o I Ching para o alemão ao longo dos anos em que viveu na China, inclusive durante a invasão japonesa, quando a cidade em que estava foi cercada. Teve o apoio de um velho e sábio mestre, Lao Nai Suan, que morreu ao ser concluída a tradução. A edição alemã é do ano de 1923. Wilhelm traduziu também outro clássico chinês, o Tao Te Ching.
 
A ênfase no aspecto oracular do "I" variou com o tempo. No século VI a.C. era visto mais como livro de filosofia, ao passo que na dinastia Han, quando a magia teve grande papel, era visto como oráculo.
Como todo oráculo, exige a aproximação correta: a meditação prévia, o ritual, e a formulação precisa da pergunta. O oráculo nunca falha, quem falha é o consulente: se a pergunta não foi clara e precisa, isto indica que a pessoa não tem clareza sobre o que deseja saber. O ritual tem a função psicológica de focar a atenção da pessoa na consulta.
A consulta oracular é feita com 50 varetas (originalmente de mil-folhas, uma planta sagrada), das quais uma é separada e as outras 49 manuseadas, seguindo seis vezes a mesma operação matemática, para a obtenção da resposta. Dessa manipulação resulta uma linha firme ou uma linha maleável, que podem ser móveis. As linhas firmes são resultado da obtenção dos números 7 ou 9, e as maleaveis vêm dos números 6 ou 8. Destes, 6 e 9 correspondem a linhas móveis que, por estarem prestes a mudar, têm importância na interpretação.
O I Ching, por ser um livro sagrado, e as varetas usadas na consulta, eram guardados em uma caixa de madeira virgem, embrulhados em seda também virgem.
No Japão, a consulta é feita com o uso de três moedas.
Referência: I Ching, tradução do chinês para o alemão por Richard Wilhelm, 1923. Edição brasileira, 1982, traduzida do alemão por Alayde Mutzenbecher e Gustavo Corrêa Pinto; traz o prefácio de C.G.Jung à tradução inglesa.
O que é I Ching?
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061030074957AAAVhBF
I Ching 48 O poco Arcano 3 do taro A Imperatriz
O I Ching pode ser descrito como um poço de água pura e cristalina. Um poço que está sempre lá, no meio do campo e disponível para todos. Por gerações que vêem e vão, e os modos de vida em constante mudança, o poço nunca muda e sua água nunca seca. Como você pode alcançar a água e satisfazer sua sede de conhecimento? Para isto , você precisa compreender a própria estrutura antiga do poço e como usá-la. E assim você é convidado a beber da água do poço.

O I Ching é um livro extraordinário, repleto de beleza e sabedoria.
É o oráculo mais antigo do mundo onde seus primeiros esboços começaram a ser escritos há mais de 3.000 anos atrás, mas muito dele deriva principalmente de tradições antigas transmitidas de forma oral.
Através dos milênios, as pessoas que consultavam o I Ching acrescentaram observações e comentários explicando os padrões de significados que elas próprias descobriram.
Portanto o I Ching que usamos hoje vem de incontáveis gerações de observação e sabedoria.

Os Hexagramas
O estudo dos hexagramas ajudam você a compreender melhor seus estados de consciência, mas por si só, eles não podem e nem devem ser a única referência para suas decisões existenciais e escolhas que você venha a tomar.
A interpretação completa de um hexagrama se apóia em um comentário de cada linha em sua posição específica naquele hexagrama: 64 hexagramas, cada um com 6 linhas resulta em 384 'comentários'!
É feita toda uma correlação entre o mundo interior e o mundo exterior onde as primeiras três linhas do hexagrama (começando a contagem de baixo para cima) constituem o trigrama inferior e simbolizam o mundo interior.
O trigrama superior( ass linhas 4, 5 e 6) simbolizam o mundo exterior.
O trigrama inferior representa sua atitude em direção à motivação; o trigrama superior representam uma atitude em direção em direção à intenção.
Existem 64 possíveis combinações de seis linhas Yang (inteiras) e/ou Yin (partidas).
Este sistema foi criado pelos Chineses para ajudá-lo a alcançar o seu estado criativo a partir de um alinhamento apropriado de suas atitudes internas e externas.
Portanto o I Ching é mais um Oráculo para ser consultado usando um processo de seleção randômica para se escolher um os 64 hexagramas para responder a uma pergunta feita.

Consultando o I Ching
Uma boa preparação também pode ser feita lavando as mãos, ascendendo um incenso e se posicionar encarando o Sul (como faziam todas as autoridades na China antiga) .

Cada hexagrama selecionado pode se transformar em um outro por meio da mudança das linhas onde uma linha yin pode ser mudada em um yang.
Esta seleção randômica pode ser feita através de um complicado método onde se usa 50 palitos, ou simplesmente jogando três moedas.
Cara ( Yang) vale três, Céu-yang.
Coroa (Yin) vale dois, Terra-yin.
As possibilidades de mudança das linhas são quando você obtém um valor = 6 (Grande Yin __x__ ) ou um valor = 9 (Grande Yang ___o____ )

3 coroas -> 2=2=2 = 6 (Grande Yin) ___x___ => _______ yin que se transforma em yang

2 coroas, 1 cara -> 2+2+3 = 7 (Pequeno Yang)_______ yang que não se transforma

2 caras, 1 coroa -> 3+3+2 = 8 (Pequeno Yin) ___ ___ yin que não se transforma

3 caras -> 3+3+3 = 9 (Grande Yang) ___o___ => ___ ___ yang que se transforma em yin

O processo de consulta inicia-se com a formulação de uma pergunta prática de sua vida real que envolva um problema que você esteja enfrentando ou uma decisão que você deve tomar.
Definindo a sua pergunta claramente, facilitará a leitura para que ela seja relevante à sua situação.
É melhor ser preciso e pouco vago.
Após formular a pergunta e selecionado o(s) hexagrama(s), este(s) lhe dará (ão) uma idéia de como deverá ser sua ação e qual deverá ser sua atitude interna.

O simbolismo inserido nos comentários de cada linha do hexagrama é generalizado pois parece que o livro das mutações, o I Ching foi escrito ao longo da história de mais de mil anos por uma centena de sábios e acadêmicos.
Entretanto, os lendários governantes Chineses Rei Wen e o Duque de Chou, juntamente com Kung Fu Tsu (Confúcio) receberam os créditos da maiorias dos escritos.

As seis linhas de cada hexagrama se referem aos sete estados de consciência( quatro funções e três reinos) com a supressão da função do meio , que é a vontade.
 Portanto a primeira linha representaria
a sensação,
a segunda o pensamento,
a terceira o sentimento,
a quarta o corpo,
a quinta a alma e
a sexta o espírito.

Usando a terminologia Confuciana, a primeira linha( ao fundo do hexagrama) é a linha da sensação, chamada de "a causa externa".
A sexta linha (no topo), a linha do espírito, que é o "resultado".
Esta sexta linha, como a primeira também não depende de sua consciência.
A segunda linha é o "oficial"; a quinta "o príncipe"; a terceira " é a sua motivação que o levará à quarta linha que é o Karma.

Resultado 6 ----------Espírito
Príncipe 5 ---------Alma
Karma 4 ---------Corpo
Motivação 3 ---------Sentimento
Oficial 2 --------Pensamento
Causa Externa 1 ---------Sensação


Este sistema randômico é extremamente poderoso e efetivo pois te conecta com o TAO.
O hexagrama selecionado lhe servirá de guia para qual sua atitude deve ser com relação à sua questão em particular.
A lei que rege esta relação entre o interno e o externo é o que C.G. Jung chamou de "Sincronicidade"; uma relação de princípio acausal que liga a sua realidade física à seu próprio inconsciente.

No quadro abaixo você poderá identificar os hexagramas.
I Ching os 64 Hexagramas resumo


1. CH'IEN - O CRIATIVO
2. K'UN - O RECEPTIVO
3. CHUN - A DIFICULDADE INICIAL
4. MENG - A INEXPERIÊNCIA
5. HSU - A ESPERA
6. SUNG - O CONFLITO
7. SHIH - O EXÉRCITO
8. PI - A UNIÃO
9. HSIAO CH'U - A FORÇA DO FRACO
10. LU - A CONDUTA
11. T'AI - A PAZ
12. PI - A ESTAGNAÇÃO
13. TUNG JÊN - A FRATERNIDADE
14. TA YU - A GRANDE FORÇA
15. CH'IEN - A HUMILDADE
16. YU - O ENTUSIASMO
17. SUI - O SEGUIR
18. KU - A REAÇÃO
19. LIN - A APROXIMAÇÃO
20. KUAN - A CONTEMPLAÇÃO
21. SHIH HO - A MORDIDA
22. PI - A BELEZA
23. PO - A DESINTEGRAÇÃO
24. FU - O RETORNO
25. WU WANG - A SIMPLICIDADE
26. TA CH'U - A FORÇA DO FORTE
27. I - O ALIMENTO
28. TA KUO - O IMPÉRIO DOS FATOS
29. K'AN - O ABISMO
30. LI - A LUZ
31. HSIEN - A ATRAÇÃO
32. HENG - A DURAÇÃO
33. TUN - A RETIRADA
34. TA CHUANG - O PODER
35. CHIN - O PROGRESSO
36. MING I - O OBSCURECIMENTO
37. CHIA JEN - A FAMÍLIA
38. K'UEI - A OPOSIÇÃO
39. CHIEN - O OBSTÁCULO
40. HSIEH - A LIBERAÇÃO
41. SUN - A PERDA
42. I - O ACRÉSCIMO
43. KUAI - A DECISÃO
44. KOU - O ENCONTRO
45. TS'UI - A REUNIÃO
46. SHÊNG - A ASCENSÃO
47. K'UN - A OPRESSÃO
48. CHING - O POÇO
49. KO - A REVOLUÇÃO
50. TING - O CALDEIRÃO
51. CHÊN - O TROVÃO
52. KÊN - A PARADA
53. CHIEN - O DESENVOLVIMENTO
54. KUEI MEI - A JOVEM QUE SE CASA
55. FÊNG - A PLENITUDE
56. LÜ - O VIAJANTE
57. SUN - O VENTO QUE PENETRA
58. TUI - A SERENIDADE
59. HUAN - A DISPERSÃO
60. CHIEH - A LIMITAÇÃO
61. CHUNG FU - A SINCERIDADE
62. HSIAO KUO - O AVANÇO DO PEQUENO
63. CHI CHI - APÓS A CONCLUSÃO
64. WEI CHI - ANTES DA CONCLUSÃO


I ching 1 Chien
A – Aleph (Arcano 1 do Tarô)
Ch'ien
1. O Criativo
Acima: CÉU, masculino, ativo, criador
Abaixo:CÉU, ativo, masculino , criador
O Julgamento
O Criativo trabalha o sucesso sublime, conquistado pela perseverança.
A Imagem
O movimento do Céu é cheio de poder. Assim o homem superior se torna forte e imbatível.
Persevere, e use seu esforço criativo dentro das Leis da Natureza para ser bem sucedido. Tudo indica que Boa Sorte se manifestará se você o fizer!
I Ching 2 K'un Hexagrama

B – Beth (Arcano 2 do Taro)
K'un
2. O Receptivo
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
O Receptivo lhe proporciona sublime sucesso se você tiver a firmeza de uma égua. Se o homem superior toma a iniciativa, ele estará perdido; mas se ele segue, ele encontrará suporte. É favorável procurar por amigos a Oeste e ao Sul e deixar ir os amigos do Leste e do Norte. Perseverança concentrada lhe trará Boa Sorte.
A Imagem
A condição da Terra é uma devoção receptiva. Assim o homem superior que cultiva o caráter, conduz o mundo.
Escute aos outros e pondere calmamente sobre seus conselhos para poder retornar ao caminho seguro. Os problemas diminuirão e a Boa Sorte lhe surgirá se você assim o fizer!

C
Chun
3. Dificuldade no começo
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo O Julgamento
Dificuldade no começo trabalha com o sucesso supremo através da perseverança. Nada deve ser empreendido. é aconselhável delegar ajudantes.
A Imagem
Nuvens e trovões. Assim o homem superior traz ordem à confusão.
É aconselhável prosseguir em pequenos objetivos enquanto o "grande cenário" se torna mais claro. Lide com um problema de cada vez para controlar o 'caos'.

D
Mêng
4. Imaturidade (Insensatez Juvenil)
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
A insensatez juvenil tem sucesso. Eu não busco pelo tolo; é o tolo quem me procura. ã primeira consulta eu respondo. Se ele me pergunta duas, três vezes mais, se torna inoportuno. E se ele me importuna, eu não respondo. A perseverança prevalecerá.
A Imagem
um fonte jorra ao pé da montanha: a imagem do jovem. Assim o homem superior cuida de seu caráter com perspicácia em tudo que ele faz.
Seja cuidadoso em tudo que fizer, mas principalemnte cuide para que estejam sendo honesto com você. Observe tudo cuidadosamente, cultive a honestidade, e somente dê conselhos quando você estiver 100% certo!

E
Hsü
5. Espera
Acima:ÁGUA, abismo , perigo
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Se você for sincero, você encontrará a luz e o sucesso. Perseverança lhe trará boa sorte. Será vantajoso atravessar a grande água.
A Imagem
A nuvens surgem no céu; assim o homem superior come e bebe. Ele é jovial e alegra.
Espere a hora certa de agir. O sucesso surgirá se voc6e for paciente. Seja verdadeiro com voc6e mesmo, e forte em seus objetivos enquanto voc6e espera.

F
Sung
6. Conflito
















Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
Você é sincero(a) e é obstruído(a). Uma parada estratégica lhe trará boa sorte. Forçar a contenda até o fim será desastroso. Será vantajoso ver o grande homem. Não será vantajoso atravessar a grande água.
A Imagem
Céu e água indo em direções opostas. Assim o homem superior em todas as suas transações cuidadosamente considera o início.
Existem obstáculos por todos os lugares. Aconselhe-se com pessoas mais experientes e seja cuidadoso com sua estabilidade e segurança. Preste muita atenção! mantenha o que você tem ao invés de querer mais!

I Ching 7 Shih corresponde ao taro 4

D- Daleth (Arcano 4 do Taro)
Shih
7. O Exercito
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
O exército precisa de perseverança e um homem forte. Boa sorte sem culpa.
A Imagem
No meio da terra está a água. Assim o homem superior aumenta o seu povo por sua generosidade para com os seus.
Você deve mostrar Liderança e respeito por aquele que se apóiam em você. Edifique confiança e segurança nos outros. Tenha cuidado com rebeliões invejosas. Haverá sucesso se você assim o fizer!

H
Pi
8. União (atar)
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
Há boa sorte. pergunte ao oráculo uma vez mais. Se você possui elevação, constância e perseverança, não há o que se sentir culpado. Aqueles que estão incertos eventualmente se unirão. Para os que chegam muito atrasados haverá azar.
A Imagem
Água sobre a terra. Assim os reis da antiguidade conferiam feudos aos diferentes estados e cultivavam amizades com os senhores feudais.
Honestidade e sinceridade o levarão ao sucesso. se você cooperar. Qualquer hesitação em sua honestidade lhe trará mau agouro. Haverá boa sorte!
















I
Hsiao Ch'u
9. A Força Domadora do Pequeno
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:CÉU, ativo, masculino, criativo O Julgamento
Haverá sucesso.
Nuvens densas mas sem chuva de nossa região ocidental.
A Imagem
O vento corta os céus.
Assim o homem superior purifica os aspectos externos de sua natureza.
Conserve sua energia e junte coisa que você irá precisar em seus planos futuros para ter sucesso.
Não faça nada mais além de ser paciente e flexível.

J

10. Pisando cuidadosamente (Conduta)
Acima:CÉU, ativo, masculino, criativo
Abaixo:LAGO, pântano, agradável compensação O Julgamento
Pisar cuidadosamente no rabo do tigre. Ele não morde o homem. Sucesso.
A Imagem
Céu sobre o lago. Assim o homem superior discrimina o alto do baixo, e desta forma fortifica o pensamento das pessoas.
Pise gentil e cuidadosamente, e aja com humildade depois de planejar cuidadosamente e com cautela. Boa sorte será certa se você assim o fizer!

K
T'ai
11. Paz (Contentamento)
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
O pequeno parte, o grande se aproxima. Boa sorte. Sucesso.
A Imagem
Céu e terra unidos. Assim o governante divide e completa o curso do céu e da terra; ele promove e regula as dádivas dos céus e da terra, a assim ajuda o povo.
Sucesso ligado à tranqüilidade Este é um tempo de paz, prosperidade, contentamento, florescer e boa sorte. Seja flexível, mas seja sempre verdadeiro com você mesmo.
















L
P'i
12. Inércia (Estagnação)
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
Pessoas más não favorecem a perseverança do homem superior. O grande parte; o pequeno se aproxima.
A Imagem
Céu e terra não se unem. Assim o homem superior se retrai aos seus valores internos para escapar às dificuldades Ele não se permite se honrado enganosamente.
Acautele-se do orgulho sem substância. Cuidado com a falta de harmonia. Haverá um atraso antes de você ser bem sucedido!

M
T'ung Jên
13. Camaradagem com as Pessoas
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Camaradagem às claras com os homens. Sucesso. É aconselhável atravessar a grande água. A perseverança do homem superior favorece.
A Imagem
Céu junto com o fogo. Assim o homem superior organiza os seus e faz distinções entre as coisas.
Parcerias e casamentos serão bem sucedidos. E tudo estará bem se você agir com honestidade e flexibilidade, mas coopere e seja leal e constante!

N
Ta Yu
14. Posses em grande medida
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Sucesso supremo.
A Imagem
Fogo no céu Assim o homem superior impede o mal e favorece o bem. O desta forma a vontade dos céus obedece o benevolente.
Um pequeno impecilho inicial será superado e o leverá a um sucesso garantido. Mostre respeito pelos outros e acautele-se para não se tornar preguiçoso e arrogante, pois senão, você arriscará perder tudo que você tem. Agir sabiamente, e tudo estará bem!

O
Ch'ien
15. Modestia
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Sucesso.O homem superior terá bons resultados.
A Imagem
Dentro da terra, a montanha. Assim o homem superior reduces aquilo que escede, e aumenta aquilo que é escasso. Ele pesa as coisas e as torna iguais.
Parcerias equalitárias beneficiam a todos. Agir com humildade com todos; restaurar o equilíbrio entre o excedente e o carente para ser bem sucedido.

P

16. Entusiasmo (Harmonia)
Acima:TROVÃO, Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
Isto favorece a localização de ajudantes e o plano para colocar o exército em marcha.
A Imagem
Trovão ressoa na terra Assim os reis antigos comporam músicas para honrarem o mérito e as ofereceram com esplendor à Suprema Divindade, convidando os seus ancestrais a estarem presentes.
Tudo está do jeito que devia ser! Pegue as oportunidades à medidas que elas aparecem, e atue com convicção, mas certifique-se para não parecer por demais confiante ou sem modéstia.

Q
Sui
17. Subseqüente
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:TROVÃO O Julgamento
Existe sucesso supremo Following has supreme success. Perseverança é favorecida. Nenhuma culpa.
A Imagem
Trovão no meio do lago. Assim o homem superior, à noite, vai para dentro de casa para descansar e se recuperar.
Há boa sorte no presente momento, que deveria ser aproveitada sem a necessiadade de forçar maiores mudanças. O ciclo do crescimento e declínio está presente, mas use de qualquer declínio como um período para fortalecer e se preparar para futuras oportunidades.

R
Ku
18. Corrupção interrompida (Decadência)
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
Aqui há sucesso supremo. Há favorecimento para se cruzar a grande água. Antes do ponto de partida, três dias; depois do ponto de partida, três dias.
A Imagem
O vento sopra baixo na montanha. Assim o homem superior agita o povo e fortalece seu espírito.
Há uma escolha a ser feita que pode terminar em sucesso ou fracasso. Pondere suas decisões, Aqui é pedido uma ação cuidadosa, evitando-se novos comprometimentos. Cuidado produzirá sucesso.com algum risco de fracasso. Evite decisões em parcerias ou casamento.


S
Lin
19. Abordagem (tornar-se grande)
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Aqui há sucesso supremo. Perseverança é favorecida. Quando o oitavo mês chegar, haverá prejuízos.
A Imagem
A terra sobre o lago. Assim o homem superior torna-se enexaurível em seu impulso para ensinar, e sem limites em sua tolerância e proteção para com o seu povo.
Os problemas diminuirão e reconhecimento se seguirá com muito benefícios tornando-se disponíveis para você se você tratar os outros com gentileza e modéstia. Existe a possibilidade de problemas posteriores e o sucesso pode ser curto, portanto aproveite o máximo enquanto ele acontece.

T
Kuan
20. Contemplação (Visão)
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
O batismo aconteceu mas não a oferenda. Cheios de confiança eles olham por ele.
A Imagem
O vento sopra sobre a terra. Assim os reis da antigüidade visitam as regiões do mundo, contemplam as pessoas e lhes dão instruçòes.
O futuro imediato é difícil com você se sentindo "solto ao léu" e incapaz de conquistar qualquer coisa. Melhoras virão. Seja paciente e use este tempo para observar, examinar (inclusive a você mesmo), ganhar sabedoria e planejar. Melhoras virão.












U
Shih Ho
21. Mordendo (Julgar)
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Há sucesso. ë favorável que a justiça seja administrada.
A Imagem
Trovão e relâmpago. Assim os rei dos tempos antigos firmam as suas leis por meio de penalidades claramente definidas.
As dificuldades pelas quais você está passando podem ser "trituradas", levando-o ao sucesso e à boa sorte sorte. Seja claro e forte em seus objetivos. Assim você terá sucesso. Evite o mau humor e palavrões que poderiam produzir problemas.

V
Pi
22. Graça (Adorno)
Acima:MONTANHA, progresso interrompido.
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Há sucesso. Em pequenos assuntos é favorável que se faça alguma coisa.
A Imagem
Fogo ao pé da montanha Assim o homem superior procede quando está resolvendo os assunto presentes. Mas ele não se atreve a decidir controbersias ao longo do caminho.
Boa sorte resultante de ações flexíveis mas firmes produzem uma época tranqüila para você. Lembre-se que o adorno é bonito mas não é essencial. Portanto certifique-se de que a realidade do futuro não seja camuflada por algo colorido do presente.

W
Po
23. Desmoronamento (Desintegração)
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
Não é favorável ir a lugar nenhum.
A Imagem
A montanha pousa na terra. Assim aqueles acima pode se certificar suas posições com um simples ato de caridade para com aqueles abaixo.
As dificuldades presentes terminarão no ciclo natural da regeneração. Seja paciente, e continue a dar duro na preparação de tempos melhores que virão.

X
Fu
24. Retorno (O Ponto de Mutação)
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Sucesso. Saindo e entrado sem erros. O amigos chegam sem culpa, num ir e vir a caminho se segue. No sétimo dia virá o retorno. Isto favorecerá você a ter um lugar para ir.
A Imagem
Trovão dentro da terra. Assim os reis da antigüidade fecharam os suas passagens na época do solistício. Mercadores e estranhos não podiam passar e os governantes não viajavam pelas provincias.
Tudo é arranjado para o renascimento do ser. Os problemas presentes, tristeza e confusões darão lugar à melhorias que já começaram a acontecer mas que ainda não foram percebidas. Paciência é requerida aqui.

Y
Wu Wang
25. Inocência(O Inesperado) - Shin é a letra hebraica atribuída ao Arcano Zero - o Louco, e tem o significado do indivíduo renovado.
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Sucesso supremo. Perseverança favorece. Se a pessoa não for com deveria ser, então ela terá azar, e não terá nenhuma chance de empreender qualquer coisa.
A Imagem
Sob o céu o trovão ressoa. Todas as coisas adquirem seu estado natural de inocência. Assim o rei de antigamente, rico em virtude, e em harmonia com o tempo, criou e cuidou de todas as coisas.
Estja preparado para acontecimentos inesperados, e seja flexível em como lidar com eles. Planos rígidos e inflexíveis devem ser evitados. Aja naturalmente, com honra e pureza no coração, sem mesquinharias, ambições ou desejos, como o faria o "Inocente".

Z
Ta Ch'u
26. A Força Domadora do Grande
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Perseverança prevalece. Não comer em casa lhe tras boa sorte. é Favorável atravessar a grande água.
A Imagem
O céu dentro da montanha.Assim o homem superior torna-se conhecido por meio de muitas estórias de antigamente e feitos do passado, para fortalecer, desta forma, o seu carater.
Grande força interior e sabedoria já existem preparados para um novo caminho. Os obstáculos presentes desaparecerão e outros menores virão. Um trabalho considerável será necessário ser feito, como também é necessário vencer em vez de se submeter àqueles que se opõem a você.

[
I
27. Provendo nutrição (Os cantos da boca)
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Perseverança tras boa sortece brings good fortune. Tome cuidado ao prover alimento e a oque o homem procura para encher a sua própria boca.
A Imagem
Ao pé da montanha, trovão.Assim o homem superior é cuidadoso com suas palavras e é moderado em comer e beber.
Boa sorte se seguirá depois de um período de trabalho duro, se você aplicar-se com moderação e humildade. Procure satisfação e procure conselhos dos mais "sábios", mas aja de acordo com as leis naturais e evite "usar" as pessoas.

\
Ta Kuo
28. Grande peso (Excesso)
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:VENTO, madeira, suavidade, penetração O Julgamento
Preponderância do Grande. A pinguela cede no ponto de quebra. É favorável ter aonde ir. Sucesso.
A Imagem
O lago surge acima das árvores. Assim o homem superior, quando fica sozinho, é indiferente, e se ele tem que renunciar do mundo, ele é destemido.
Evite fazer novox planos, e seja paciente: as coisas irão melhorar. Evite ser arrogante e agressivo, mas um esforço ajudará a trazer melhores resultados; mais do que ambição.

]
K'an
29. O Abismal (Armadilhas)
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
O Abismo se repete. Se você for sincero, você terá sucesso em seu coração e será bem sucedido em qualquer coisa que faça.
A Imagem
A água flue ininterruptamente e chega à seu objetivo. Assim o homem superior caminha em virtude duradoura e continua em sua tarefa de ensinar.
Este é um tempo para ficar parado e conservar as energias para os perigos que estão em seu caminho. Não tente lidar com todas as dificuldades: não é necessário. Tanha cautela e paciência Encontre o curso "natural" das coisas e o siga: como a água em seu leito.

a
Li
30. Adesão
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Perseverança favorece. Ela tras sucesso. Cuidar da vaca traz boa sorte.
A Imagem
Aquilo que brilha se levanta duas vezes. Assim o grande homem, ao perpetuar este brilho, ilumina os quatro cantos do mundo.
Tenha paciência, permaneça no controle e focado em seus planos ainda que tudo esteja mudando à sua volta. Seja flexível, mas somente mude se for realmente necessário. Boa sorte se seguirá se vocêexercitar auto-controle.

b
Hsien
31. Influência (Galanteio)
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Influência. Sucesso. Perseverança prevalece. Tomar uma donzela omo esposa trará boa sorte.
A Imagem
Um lago sobre a monhtanha. Assim o homem superior encoraja as pessoas a se aproximarem dele por sua presteza em recebê-los.
Paciência e sensibilidade às necessiadades dos outros, e permanecer forte em suas resoluções lhe trará boa sorte. Seja flexível e uma nova conquista será bem-sucedida. Aja somente quando for a hora certa.

c
Hêng
32. Perseverança (Continuidade)
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
Sucesso. Sem culpa. Perseverança prevalece. Isto favorece você a ter algum lugar para ir.
A Imagem
Trovão e vento Assim o homem superior permanece firme e não muda o seu rumo.
Uma situação difícil deve acabar. Parcerias e casamento irão se prolongar e se fortalecer com o tempo. Siga um curso natural para ter sucesso.

d
Tun
33. Retiro (Retirada)
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Sucesso. No que é pequeno, a perseverança facilita.
A Imagem
A montanha sob o céu. Assim o homem superior mantém o homem inferior à distância, não com raiva mas com reserva.
Uma retirada ordeira é necessária, mas procure não "fugir", em vez disto: não confronte aqueles que se opõem a você. Conserve suas energias, não comece novas aventuras e, consolide aquelas que já existem com extremo cuidado.

e
Ta Chuang
34. A força do Grande
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Perseverança facilita.
A Imagem
Trovão acima no céu. Assim o homem superior não põe os pés em caminhos que não estão de acordo com a ordem estabelecida.
Um tempo de progresso e boa sorte, quando os outros seguem o seu exemplo. Aja justamente e com sabedoria, ainda que fortemente. Siga suas ações até o fim.

f
Chin
35. Progresso
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
O Príncipe poderoso é honrado com cavalos em grande número. Em um único dia, três vezes , é dado audiência a ele.
A Imagem
O sol nasce sobre a terra. Assim o homem superior deixa brilhar a sua própria virtude.
Oportunidades surgirão para um progresso rápido em várias áreas. Aja justamente e com humildade para ser bem sucedido. Este também é um tempo para pensar nos outros, e não só em você.

g
Ming I
36. Escurecimento da Luz
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Na adversidade ele o prove a serperseverante.
A Imagem
A luz afubdou na terra. E assim o homem superior vive com a grande massa: Ele encobre a sua luz, mas ainda assim brilha.
A coisas não vão bem, mas não fique desencorajado. Tenha cuidado em quem você confia e aja com precaução. Seja paciente, a coisas irão melhorar, faça planos com antecedência e tente esconder o seu desapontamento até que a melhora se estabeleça.

h
Chia Jên
37. A família (O Clã)
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
A perseverança da mulher favorece.
A Imagem
O vento sopra do fogo. Assim o homem superior possui substância em suas palavras e duração em seu modo de vida.
Ist odiz respeito a todos os aspectos dos relacionamentos familiares. Não aja isolado mas em coordenação com a família e amigos íntimos. Aja com moral, seja justo e respeite os outros. Certifique-se de consolidar suas relações mais próximas.

i
K'uei
38. Oposição
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Boa sorte em pequenos assuntos..
A Imagem
Acima fogo; abaixo lago. Assim no meio de toda amizade o homem superior retem sua individualidade..
Trate os outros com generosidade para mudar conflitos e suspeitas em sucesso compartilhado. As diferenças entre visões opostas podem ser pequenas: procure por modos de unifica-las construtivamente e harmoniosamente. Desastres podem ser evitados com o cuidado.

j
Chien
39. Obstrução
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
O sudoeste prevalece. Ele o promove para ver o grande homem. Perseverança traz boa sorte.
A Imagem
Água sobre a montanha. Assim o homem superior volta sua atenção para si mesmo e molda o seu carater.
Dificuldades a seu redor, mas elas são parte de um processo essencial Seja constante em seus objetivos, mas não aplique força para alcança-los: seja paciente e pense antes de agir.

k
Hsieh
40. Entrega
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
O Suldoeste avança. Se não existe mais lugar nenhum para onde ir, o retorno trará boa sorte. Se ainda existe algum lugar para onde ir, então, apressar-se trará boa sorte.
A Imagem
Trovão e chuva se preparam. Assim o homem superior perdoa os erros e os mal feitos.
Boa sorte e melhoras chegarão quando você se libertar dos problemas atuais. Lide com suas dificuldades com rapidez , mas gentilmente: o sucesso ainda não chegou. Lembre-se das liçòes aprendidas, mas não seja um escravo do passado.

l
Sun
41. Diminuição
Acima:MONTANHA,
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Diminuição combinada com sinceridade traz suprema boa sorte sem culpas. Alguem pode estar persistindo nisto. Isto incentiva um a pessoa a tomar alguma atitude. Como isso deve ser feito? Deve-se usar duas tigelas pequenas para o sacrifício.
A Imagem
No pé da montanha, um lago. Assim ohomem superior controla sua raiva e freia seus instintos.
Evite excessos, e preserve o que você tem. é necessário que você aceite uma perda, mas faça isso com graça: maiores benefícios substituirão a perda. Seja comedido mas flexível e aja com sinceridade.

m
I
42. Aumento
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Isto incentiva uma pessoa a tomar alguma atitude. Isto incentiva a pessoa a cruzar a grande água.
A Imagem
Vento e trovão. Assim o homem superior: se ele vê o bem, ele irrita; se ele observa os seus erros, deles se afasta.
Esta é uma boa hora para aumentar suas atividades e prosperidade, e talvez viajar sobre as águas. Tire o máximo deste período, pois ele passará. Seja generoso e não procure por aventuras injustas sobre os outros.

n
Kuai
43. Abrir Caminho (Firmeza)
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:CÉU, masculino, ativo, criativo O Julgamento
Deve-se realizar com firmeza a pendência na corte do rei. Isto deve ser anunciado fervorosamente. Perigo. É necessário notificar sua própria cidade. Não é recomendável apelar para armas. Assim haverá vantagens em tudo que empreender.
A Imagem
O lago se elevou até o céu.Assim o homeme superior dispensa as riquesas e restringe-se de se apoiar nesta virtude.
Existe perigo do qual você deve tomar conhecimento, e ações tomadas de forma discreta com a ajuda de outros. Grande prosperidade se seguirá se você agir com justiça e honra, e se for cuidadoo em suas ações.

o
Kou
44. O Encontro
Acima:CÉU, masculino, ativo, criativo
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
A donzela é poderosa. Não será conveniente contrair matrimônio com tal mulher.
A Imagem
Sob o céu, o vento. Assim o príncipe age quando dissemina o seu comendo e os proclama nos quatro cantos do céu.
Não siga os passos de outros. Tome cuidado com situações perigosas: enganos e objetivos secretos serão danosos, embora honestidade e ações honrosas poderiam ser vantajosas. Aprenda com essas situações para o futuro.

I Ching 45 Tsui Reuniao
p
Ts'ui
45. A Reunião (Concetração) Corresponde ao Arcano 5 do Tarô – O Papa. Heh, a letra hebraica que significa sopro, fôlego, religião, aspiração, luz encarnada, unidade individual, espírito e matéria, autoridade.
Ela, conforme Papus, é o “princípio mediano que liga o corpo material ao espírito divino.

Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:TERRA, feminino, passivo, receptivo O Julgamento
Sucesso. O rei se aproxima de seu templo. Isto lhe favorece para ver o Grande Homem. Isto lhe traz sucesso. Perseverança facilita. Trazer grandes oferendas cria boa sorte. Seja qual for a direção, sua ação será vantajosa.
A Imagem
Sobre a terra , o lago. Assim o homem superior renova as suas armas para se encontrar com o imprevisto.
Um equilíbrio harmonico requer a reunião com outros, embora você deva aceita conselhos de apenas um outro. Esteja preparado para sua calma interior ser testada, e esteja pronto para agir se as coisas saírem do controle.

q
Shêng
46. A Ascensão
Acima:TERRA, feminino, passivo, receptivo
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
Sucesso supremo. Encontrar-se com o grande homem será vantajoso. Não temaO avanço para o sul será afortunado.
A Imagem
Dentro da terra, a madeira cresce. Assim o homem superior de carater devotado amontoa as coisas pequenas para conseguir algo grande e elevado.
Crescimento pode levar tempo, mas produzirá sucesso e boas recompensas. Não se torne arrogante e preguiçoso, e esteja preparado para dar duro na consolidação de seus ganhos: crescimento não continuará para sempre.

r
K'un
47. A Opressão (Exaustão)
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
Sucesso. Perseverança. O grande homem promove boa sorte. Nenhuma culpa. Quando alguém tiver algo a dizer, não será acreditado.
A Imagem
Não há água no lago. Assim o homem superior arrisca a sua vida ao seguir o seu destino.
Use sua determinação e força interior para enfrentar as dificuldades que virão. Perdas das quais você sofrerá serão necessárias para lhe mostrar o que é realmente importante. Fique tranquilo e atento aos enganos e bajulações falsas.

I Ching 48 hexagrama o poco
s
Ching ou Jing
48. O poço -

G – Gimel (Arcano 3 do Taro)

Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
A cidade pode ser mudada mas o poço não. Ele não diminui , nem aumenta. Eles veem e se vão e tiram do poço. Se você chega até perto da água e a corda não vai até lá ou se o balde se quebra, o mal estará presente.
A Imagem
Água sobre a madeira: Assim o homem superior encoraja o seu povo em seu trabalho e os encoraja a ajudar uns aos outros.
O Poço da Natureza Humana contém a sua compreensão, baseada em experiências passadas, suas e de outros. Use desta compreensão para lhe assegurar ficar no caminho natural. As coisas estão bem mas fique atento nas mudanças.

t
Ko
49. A Revolução (Mudança Fundamental)
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
No dia correto você será acreditado Sucesso supremo. Avanço através de perseverança. O remorso desaparece.
A Imagem
Fogo no lago. Assim o homem superior prepara o calendário para tornar as estações claras e definidas.
Uma mudança significativa deverá ocorrer, trazendo boas oportunidades. Seja cauteloso para não agir somente com um interesse materialista, mas sua ação deve ser com suidado e sinceridade. A vantagem virá da firmeza e correção.

u
Ting
50. A Grande Tigela A Nave sagrada)
Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
O Caldeirão. Muito boa sorte. Sucesso..
A Imagem
Fogo sobre a madeira. Assim o homem superior consolida seu destino tornando sua posição correta.
Sucesso material e espiritual está pairando em sua harmonia. Mantenha o equilíbrio e a compreensão do mundo em suas ações, e projetos novos e já existentes terão bons progressos.

v
Chên
51. Trovão (Choque)
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:TROVÃO, movimento, perigo. O Julgamento
Sucesso. Haverá alegria. O trovão aterroriza em um raio de cem li , e ele não se desfaz de sua concha e cálice para o sacrifício.
A Imagem
Trovão repetido. Assim, com medo e tremendo, o homem superior prepara a sua vida e se examina.
Depois de um curto (mas significante) período de confusão, possivelmente com notícias que trazem um 'choque', este deve ser um período de sucesso e pleno. A calmaria seguirá à 'tempestade'. Tome consciência das fofocas que causam problemas.













w
Kên
52. Imobilidade - A quietude - A Montanha
Acima:MONTANHA, progresso interrompido
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Mantenha suas costas imóveis até você não sentir mais o seu corpo. Mesmo indo ao seu quintal não se verá o seu povo. Nenhuma culpa.
A Imagem
Montanhas reunidas. Assim o homem superior não permite seus pensamentos irem além de sua situação.
É tempo de esperar e ser paciente. Nada pode ser adquirido pela açào, mas você deve continuar trabalhando calmamente nos bastidores. Evite novas parcerias, e seja verdadeiro com as já existentes.

x
Chien
53. Desenvolvimento (Progresso Gradual)
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
A donzela é oferecida em casamento. Boa sorte. A perseverança prevalesce.
A Imagem
Sobre a montanha, uma árvore. Assim o homem superior permanece na dignidade e virtude, para melhorar os costumes.
Trabalhe pacientemente e gradualmente em direção aos seus objetivos.Resultados estarão em fundaçòes firmes, portanto devem sobreviver às tempestades que virão. Planeje bem, seja honesto e verdadeiro. e tudo estará bem.

y
Kuei Mei
54. A Donzela Noiva(Amor)
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Comprometer-se lhe trará desvantagens.Nada progredirá.
A Imagem
Trovão sobre o lago. Assim o homem superior compreende a transitoriedade sob a luz da eternidade do fim.
Tome cuidado e fique preparado para ficar com menos, ou para recuar se necessário.Certifique-se de que você não está seduzido pelo superficial ou pelo efêmero, mas procure pela verdade e objetividade. Não "morda mais do que você pode engolir".

z
Fêng
55. Abundância (Completude)
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Sucesso. O rei obtem abundância. Não fique triste Seja como o sol do meio dia.
A Imagem
Trovão e relâmpago chegam. Assim o homem superior decide processar e levar adiante as punições.
Boa sorte se seguirá, levando à abundância e prosperidade. Use esta abundância para se preparar para tempos difíceis que provavelmente se seguirão. Este momento e a abundância devem também ser usados para identificar novos objetivos e planos para conseguí-los.

{

56. Viagem (O Andarilho) - O louco do Tarô. (É uma das alternativas. A outra é o hexagrama 25 acima).

Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Sucesso através do pequeno. Perseverança traz boa sorte para o sonhador.
A Imagem
Fogo sobre a montanha. Assim o homem superior tem sua mente limpa e é precavido ao impor penalidades e não perpetua nenhum processo legal.
Como o 'Louco' no Tarot, isto indica iniciar uma jornada com lições a serem aprendidas. Tentar chegar à seu destino muito rápido lhe causará fracasso, portanto vá devagar. Concentre-se em cada passo antes de progredir no próximo.

}
Sun
57. O Gentil (A Penetração)
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:VENTO, madeira , suavidade, penetração O Julgamento
Sucesso através do pequeno. Ele o encoraja a ter algum lugar para ir. Ele o encoraja a ver o grande homem.
A Imagem
Ventos que seguem outros. Assim o homem superior espalhar o seu comando largamente e leva a cabo seus empreendimentos.
Seja flexível e gentil, mas vá fundo nos problemas. Ser resoluto lhe trará resultados, mas não force. Tenha objetivos claros e vá ao encontro deles com honra para alcansar o sucesso.

|
Tui
58. Deleite
Acima:LAGO, pântano, compensação agradável
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Sucesso. Perseverança é favorável.
A Imagem
Lagos descansando entre si. Assim o homem superior se junta a seus amigos para discussão e prática.
Existe novidades e boa sorte. Sua alegria e força interior atraem aqueles que desejam se associar a você. Seja humilde e evite a arrogância e também falar demais sobre o seu sucesso se você deseja que isto continue.












:
Huan
59. Dispersão( O que dissolve)
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
Sucesso. O rei se aproxima de seu templo. Isto o encoraja a cruzar a grande água. Perseverança prevalesce..
A Imagem
O vento sopre sobre a água. Assim o rei do velho sacrificado para o Senhor e constroe o seu templo.
Siga o "caminho do meio", e evite ser forçado para muito longe dele, se você deseja ser bem sucedido.Dê duro e com determinação, e lembre-se de ser razoável. Talvez você encontre pessoas de seu passado prcurando por um laço espiritual.

;
Chieh
60. Controle (Regulamentação)
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Sucesso. Regulamentos e limitações não poderão ser permanentes.
A Imagem
Água sobre o lago. Assim o homem superior cria números e medidas, e examina a natureza da virtude e da conduta correta.
Fique calmo e mude o negativo em positivo usando o seu senso comum. Seja esperto e pense adiantado, e não se desanime pelos obstáculos em seu caminho ou limitações impostas a você. Você obterá sucesso. se assim ofizer.

<
Chung Fu
61. Verdade Interior
Acima:VENTO, madeira , suavidade, penetração
Abaixo:LAGO, pântano, compensação agradável O Julgamento
Porcos e peixes. Boa sorte. Isto o escoraja a cruzar a grande água.Perseverança prevalesce.
A Imagem
Vento sobre o lago. Assim o homem superior discute casos criminais para atrassar as execussões.
Aprenda a ser feliz com você e com sua vida, a medida que faz planos para o futuro.Questões materiais e práticas não terã otanto sucesso, mas a sua paz se encontra dentro. Você é be-quisto, portanto se comunicar bem lhe trará algum sucesso.

>
Hsiao Kuo
62. Preponderância do pequeno
Acima:TROVÃO, movimento, perigo.
Abaixo:MONTANHA, progresso interrompido O Julgamento
Sucesso. Perseverança prevalesce. Pequenas coisas devem ser feitas; coisas maiores não. O pássaro que voa traz a menssagem: Não está bem anciar pelas alturas, está bem permanecer embaixo. Muito boa sorte.
A Imagem
Trovão sobre a montanha. Assim, em sua conduta, o homem superior dá mais valor à reverência. Na perda ele dá mais valor ao sofrimento. Em seus gastos, ele dá mais valor ao econômico.
Preste atenção aos detalhes, à medida que o sucesso chega em doses pequenas. Não seja muito ambicioso, e sim modesto e consciencioso paea alcansar os resultados. Seja paciente para começar projetos maiores: agora não é a hora correta para eles.

?
Chi Chi
63. Ordem (Depois da Conclusão)
Acima:ÁGUA, abismo, perigo
Abaixo:FOGO, claridade, beleza O Julgamento
Sucesso em pequenos assuntos. A perseverança prevalece. No início, boa sorte; no final desordem.
A Imagem
Água sobre o fogo. Assim o homem superior toma consciência da má sorte e se arma contra ela primeiro.
Há boa sorte, mas não é época para relaxar. Certifique-se de consolidar o que você tem, ou ganhou. Aja com prudência e lute para mantem o equilíbrio.














/
Wei Chi ou Wei Gi
64. Transição (Antes da Conclusão)





















Acima:FOGO, claridade, beleza
Abaixo:ÁGUA, abismo, perigo O Julgamento
Sucesso. Mas se a pequena raposa, depois de concluir a travessia, colocar o seu rabo na água, não haverá vantagens de modo algum.
A Imagem
Fogo sobre a água. Assim o homem superior é cuidadoso em diferenciar as coisas e assim cada coisa encontra o seu lugar, havendo um lugar para cada coisa.
Ainda não está na hora para você agir, portanto seja paciente: a transição do caos para a ordem ainda não se completou. Você está indo no caminho certo, mas evite disputas, e o sucesso chegará a você na hora certa.

História
Existem basicamente duas versões da origem do I Ching: a mítica e a histórica. Algumas traduções ainda apresentam a versão mítica como se fosse verdade, mas não é.

O mito da origem do I Ching foi aceito como uma verdade histórica durante séculos na China.
Foi somente no Sec. XIX que algumas descobertas arqueológicas começaram a revelar uma história diferente do I Ching. Estas descobertas eram fascinantes, e imensamente valiosas para os usuários do I Ching pela luz que eles jogam nos significados dos textos mais antigos.
Porém, eles não substituem o mitos.
Aqui vai uma pequena descrição de ambas as verdades.
Assim você poderá perceber a notável correspondência entres as duas.

A Verdade Mítica
A estória do I Ching começa do a descoberta dos trigramas por Fu Hsi, o primeiro imperador da China que renunciou 2852-2737 AC.. Fu Hsi, que observava a natureza com cuidado e atenção, caminhava a longo do Rio Amarelo quando ele viu uma tartaruga saindo da água. Naturalmente ele a observou com atenção; e compreendeu que a sabedoria vinha quando se observava a natureza atentamente. As tartarugas são animais significativos na cultura Chinesa, pois o domo de seus cascos representam o domo do céu e seu fundo achatado a terra. , assim a tartaruga parece encorporar o cosmos. Na costas desta tasrtaruga, Fu Hsi viu oito trigramas - símbolos que consistem em uma pilha de três linhas, inteiras ou partidas..
Estudando-as juntamente com o mundo a sua volta e dentro de si mesmo, Fu Hsi chegou à compreensão como os trigramas refletem as verdades básicas sobre como as energias se movem. E ao fazê-lo ele criou a fundação tanto da tradicional visão de mundo Chinesa como também para o I Ching.

O I Ching não foi criado até a dinastia Shang (1766-1122AC) que injustamente aprisionou a sua esposa e seu honesto vassalo Chou , Rei Wen (que recebeu o título de Rei postumamente), Wen cumpriu a sua pena refletindo sobre os trigramas, re-arranjando-os e , combinando-os em hexagramas. Ele também escreveu o nome para cada um dos 64 hexagramas, e algumas poucas linhas sobre seus significados, que nós agora conhecemos como o Julgamento.

Eventualmente, o filho do Rei Wen destronou o cruel e extravagante Shang e estabeleceu a nova dinastia Chou, que durou até 221 AC. Seu neto se tornou um governante, e o tio do garoto, o Duque de Chou, foi apontado como regente. O Duqye de Chou terminou o trabalho do Rei Wen escrevendo textos curtos associados coda uma das seis linhas de cada hexagrama.
Finalmente, Kung Fu Tsu, o próprio Confucius (551-479AC) estudou o I ching exaustivamente e escreveu intensos comentários sobre ele, que são conhecidos como a "Asas" do I Ching.
Estes incluiam O Conselho (ou Imagem), o Comentários sobre o Julgamento e sobre as linhas, como tambéwm os Contrastes, as Sequências, as Evidências atribuidas mais uma Discussão dos Trigramas e o Grande Tratado. Com as origens nos grandes governantes da China antiga, e a iluminação que Confucius ofereceu, o I Ching se formou como um todo.. Foi considerado um clássico e sua leitura era imperativa para que quizesse entrar nas altas rodas da sociedade Chinesa.

A Verdade Histórica
O mais antigos sistema de adivinhação na China data da disnatia Shang. Consistia em esquentar os ossos de animais no fogo e estudava-se as rachaduras produzidas neles., para se descobrir a época exata para se fazer um sacrifício. Traços desta prática antiga ainda está presente em quatro dos ideogramas mais antigos do I Ching: Yuan, Heng, Li, Chen. Eles possuem um enorme leque de significados e associações - eles representam as quatro estações, e também as qualidades de fundamentabilidade, sucesso, competência e perseverança. Em seu primeiro uso, entretanto, esta frase parecia significar 'o início de uma comunicação bem sucedida com os espíritos; perguntar mais seria ajustar-se a um nível mais profundo". na verdade, esta prática nos mostra os princípios mais básicos da adivinhação Chinesa.

Os cascos das tartarugas eram usados também, da mesma forma que os osssos dos animais, para produzirem padrões de rachaduras para os adivinhadores interpretar. Mas os cascos das adivinhações antigas podiam ser guardados para referências futuras - e neste ponto os adivinhadores antigos começaram a inventar a escrita. Imagens eram gravadas nos cascos como um registro do que foi perguntado, e que resultado se obteve. Os arquivos remanecentes mostram que o oráculos da tartaruga era consultado para questões de estado.: guerra, propostas de casamento, o nascimento de uma princesa.

A partir de 1.000 AC, até um pouco depois da disnatia Chou ser fundada, os textos do I Ching como nós conhecemos começaram a ser escritos. Eles provavelmente vieram de uma tradição antiga oral, portanto é difícil estabelecer a mais antiga camada do I Ching. Foi também nesta época que o método dos palitos para a adivinhação foi criado. Isto pode muito bem ter sido, pelo menos em parte, uma resposta ao perigo de extinção das tartarugas. Este método teve um efeito de tornar a adivinhação mais fácil, mais prático e mais disponível. O que havia sido uma prerrogativa de imperadores começou a se espalhar por toda a China popular.

As raízes do I Ching que nós temos hoje pode ser datado com segurança do Séc. VIII AC. Primeiro pelos vocabulário comum em documentos da época e que não foram usados desde então. Segundo, porque algumas referências de eventos históricos da época foram identificados. Em particular, o julgamento do Hexagrama 35 se refere ao Príncipe Kang, um príncipe Chou que é conhecido por ter abandonado o nome Kang logo após a conquista Chou.
Talvez este nome antigo tenha sido lembrado e somente atualmente escrito - mas isto pelo menos nos dá a data para a tradição do I Ching. Os hexagramas básicos do I Ching, seus nomes, Julgamentos e os textos da linahs foram muito provavelmente completados por volta de 700 AC. Os hexagramas, como um meio de se referir aos textos. vieram bem depois, no séc V AC. Esta foi uma descoberta crucial, tornando possível verficar o movimento da energia que os textos descrevem.

O Comentário Tso, que data de 672 AC, se refere ao uso histórico de Chou centenas de anos antes - mas não podemos assegura que estas datas seja confiáveis. Nós sabemos que naquela época em que foi escrito, a popularidade do I Ching estava crescendo visivelmente.

Durante o período de Guerra dos Estados(475-221 AC) o I Ching se firmou. Este foi um período de grandes mudanças políticas e culturais, cheio de incertezas. os textos do I Ching eram coletados em forma de livro, e os adivinhadores os carregavam por toda a China. E quando a ordem foi finalmente, mas brutalemnte restabelecida em 221 AC, os novos governantes ( a dinastia Ch'in , que durou pouco) ordenou que se queimassem todos os livros. O I Ching foi foi um dos poucos volumes que foi poupado, por causa de seu valor prático.

Durante a mais pacífica dinastia Han que se seguiu, o I Ching foi ‘canonizado’ como um clássico (‘I’) e se tornou um objeto de intense trabalho acadêmico. Durante este período - do séc III AC até a virada do milênio - as "Asas"do I Ching foram adicionadas, com um comentário detalhadodas interrelações das linhas dos hexagramas e a descoberta dos trigramas.
Confucius não deve ter escrito nada disto, apesar deles terem sido, em parte, baseados em suas idéias. Os acadêmicos também devem ter feito uso das tradições orais antigas, certamente, os textos do Conselho ( ou Imagens) parecem enfraquecer sutilmente o Comentário mais convencional.

Esta é, nominalmente, quase que o fim da 'história'do I Ching. O manuscrito Ma Wang Dui, enterrado em 168 AC, é considerado ser substancialmente a mesma versão que nós temos hoje. , apesar dos hexagramas estarem em uma ordem diferente. A ordem atual foi sugerida pela primeira vez no Séc. 2 AC, mas foi somente estabelecida como a ordem padrão por Wang Bi (226-250 DC).

O I Ching não é somente um livro: é uma conversação entre inúmeras gerações de questionadores, por mais de mil anos, e o espírito que fala através do livro.
A conversa continua, com cada pergunta revelando novas fronteiras e padrões de significados.
A necessiadade pelo I Ching é mais sentida em tempos de mudanças radicais - e ele responde a uma necessidade profunda de nossa era.
  • Publicado originalmene há 5 anos atrás, em 2006.
  • 22/Março/2006 : “Jorge, que o conteúdo desta obra lhe propicie bem estar e lhe conte ainda mais sobre o maravilhoso mundo das Cartas do Tarô. Um abraço, Ednamara”. Dedicatória da autora do livro O Tarô, Das correlações arquetípicas à função terapeutica. Edição Florais de Minas, 2004. Livro que inspirou esta postagem em 2011.
  • Pag. 75 “ Com o Papa termina o primeiro grupo dos arcanos do Tarô, aquele que coloca o sujeito ( Arcano I, 1 – O Mago) diante do múltiplo dos conhecimentos”…
  • De acordo com outro ponto de vista, as cartas do Tarô de 1 a 5 são interpretadas da seguinte forma:

I- Indica o ponto sem dimensão.
II- A linha unidimensional.
III – A superfície de duas dimensões.
IV – O Cubo tridimensional
V – A quintessência invisível, a quarta dimensão, o mundo potencial, a ligação invisível, a tentativa de julgamento.
As cartas IV e V são a matéria prima da base tênue do poder espiritual e mundano.”




Um abraço, estimado leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pai, MUITO boa essa sua publicação OBRIGADO!!
Jorge Purgly disse…
Obrigado Daniel pelo seu incentivo. Você, como excelente terapeuta que é, tem voz importante neste assunto. Volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia