Papai Noel Purgly 2013 um ensaio para a APAE de Indaial

Papai Noel Purgly 2013
Um ensaio para a APAE de Indaial, SC


Neste Natal de 2013 estou me preparando para ser Papai Noel das crianças da APAE de Indaial.

Para mim isto é grande desafio e uma grande responsabilidade.

A ideia surgiu graças ao meu incondicional amigo Silvio Uliano, já Papai Noel em Blumenau há muitos anos.

Ser um bom Papai Noel, um excelente Papai Noel, um Papai Noel original, pede treino, preparo, sorte, biotipo, vestuário, e sobre tudo, um Incondicional Amor ás Crianças na certeza de que o Espirito do Natal e a magia e o encantamento de Santa Claus se farão presentes, acima de todas as dores e dificuldades.

O Pai Celestial me deu em 2012 um grande presente: uma barba macia e branca como a neve e um cabelo branquinho e cacheado, que faz a alegria das crianças. Foi uma descoberta casual, mas que faz inveja para muitos "papais noeis" profissionais.

Hoje de manhã, um domingo chuvoso e triste, estava comprando pão na padaria da Cooper de Indaial, deambulando com minhas muletas, vestido normalmente, com calça jeans e camiseta, quando de repente uma criança sentada no carrinho de compras, com aproximadamente 3 anos de idade começou a gritar animada: Papai Noel!, Papai Noel!, e dava tchauzinho e puxava a camisa da mamãe, para apontar para mim e compartilhar sua descoberta.

Confesso que fiquei com os olhos marejados de lágrimas, e fiz sinal de silêncio com o dedo nos lábios.
- Psiu, o Natal é no final do ano. Estou disfarçado. Só estou observando.

Que instante maravilhoso!

Não existe dinheiro que pague o brilho nos olhos dessa criança pela magia do Natal. É muito bom poder fazer parte, nem que seja um pouco, de tudo isto.Muito obrigado, Senhor Deus, por ter permitido eu ter tido esta experiência.

No meu caso, ser Papai Noel pede cuidados especiais com medicação e autorização dos médicos além de extremos cuidados para evitar ainda mais de danificar ou lesionar a coluna vertebral e assim sentir muito mais dores, mas, ser o Bom Velhinho, nem que seja por alguns minutos, compensa todos os esforços.

Fico aqui pensando que musica cantar para eles?

Nas minhas pesquisas sobre a origem de Mikulás, o Papai Noel da minha infância, que trazia moedas douradas com chocolate no seu dia, 6 de dezembro, antecipando a vinda do Menino Jesus e do Natal, me levou para a Finlândia, para o Círculo Polar Ártico, onde Papai Noel recebe seus amigos durante o ano.

A expressão Ho Ho Ho, vem de Hul a Hó (Hô fechado em português), que quer dizer cai a neve, em húngaro. Hul a Hó, Hul a Hó, cai a neve, cai a neve e que delícia cantar e passear de trenó.

Jingle Bells, a música preferida o Papai Noel é cantada e vários idiomas com centenas de variações.
Bate o Sino, a versão brasileira foi criada em 1950.

Para quem fala húngaro, a versão original leva a emoções além da compreensão.

Resolvi então cantar Jingle Bells em Esperanto, a Língua da Esperança sobre um playback de variação musical do húngaro.  Tintilar, como as batidas dos guizos e sinos de Natal, é o nome de Jingle Bells em Esperanto e sua letra é bem mais fácil de compreender e de aprender a cantar também.

Segue abaixo a musica em húngaro, para mostrar sua sonoridade.

Muito obrigado a todos que estão me ajudando neste projeto, muito importante para a minha vida. Com a sua ajudar será possível realizar este sonho.

Feliz Natal!
Felicxan Kristnaskon!
Boldog Karácsonyt kívánok.

Hul a hó, hul a hó
Ho Ho Ho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia