sábado, 12 de dezembro de 2009

Yin Yang - Reflexologia - O que os cabelos podem revelar ?

O fato dos cabelos tenderem a ser mais encaracolados ou mais lisos pode mudar ao longo do tempo com a alimentação. (Fonte: Seu Corpo, revista Planeta, 1985)



De acordo com a reflexologia, geralmente os cabelos refletem a condição dos cilios intestinais. Portanto um especialista ao examinar o cabelo de uma pessoa pode inferir e deduzir sobre sua capacidade digestiva.

Antigamente os taoistas, para cuidar dos cabelos, os penteavam 120 vezes ao despertar, pois acreditavam que passando o pente muitas vezes nos cabelos, adquiriam melhor visão e circulação do sangue.

De um modo geral, recomenda-se o consumo de algas marinhas como um dos alimentos mais favoráveis aos cabelos. Alimentos à base de hidratos de carbono, por sua vez, ajudam o cabelo a crescer.

O que representam os cabelos fortes?
Em geral indicam que na alimentação entram vegetais e cereais.

O que representam os cabelos fracos?
Quando fracos e macios indicam alimentação continuada de origem animal. Cabelos fracos que podem ser arrancados facilmente indicam em geral uma saúde mais fraca.

O que indicam os cabelos lisos?
Os cabelos lisos indicam maior consumo de vegetais e cereais ou uma alimentação bem equilibrada entre Yin e Yang.

O que indicam os cabelos encaracolados?
Cabelos encaracolados resultam de alimentação extremamente Yang ou extremamente Yin.

O que indicam os cabelos secos?
Cabelos secos resultam do consumo insuficiente de liquidos e indicam carência do oleo de bom colesterol na alimentação.

O que indicam os cabelos úmidos?
Cabelos úmidos resultam do consumo excessivo de liquidos.

O que indicam os cabelos oleosos?
Cabelos oleosos resultam do excesso de consumo de alimentos de origem animal, especialmente produtos a base de leite, açucar e na demasiada ingestão de óleos ou alimentos gordurosos.

O que indicam os cabelos finos?
Cabelos finos indicam constituição ácida do corpo. Os cabelos podem se tornar fracos e pode haver tendência a calvice.

O que indicam os cabelos grossos?
Cabelos grossos indicam constituição alcalina do corpo. Em geral os cabelos grossos embranquecem mais facilmente.

O que pode revelar a queda excessiva de cabelos?
A queda de cabelos é normal. Toda pessoa deixa cair cerca de 150 fios de cabelo por dia que renascem normalmente. Entretanto, uma queda acentuada e contínua de cabelos pode revelar uma alimentação prejudicial aos cilios intestinais. A causa pode ser diversa e pode ser relacionada ao excessivo consumo de leite e seus derivados e ao consumo de uma quantidade excessiva de ovos.

O que significam os cabelos espigados (arrepiados) nas pontas?
Cabelos arrepiados nas pontas revela excesso de Yin. Segundo a reflexologia as pontas arrepiadas dos cabelos revelam a condição dos orgãos sexuais. Isto é, a condição dos testículos no homem e a condição dos ovários na mulher. A pessoa que tem as pontas dos cabelos arrepiados (espigados) é muito emocional e sensível, tendo mais dificuldades em tomar decisões na vida.

Como posso mudar a cor do meus cabelos pela alimentação?
Segundo o Prof. Michio Kushi, é possível mudar a cor dos cabelos de brancos para escuros pela alimentação. Cabelos cinzentos ou brancos na cabeça são sinais de excesso de Yang. Para escurecer os cabelos é preciso eliminar o sal da comida e comer mais vegetais. A transição leva tempo, mas o cabelo aos poucos irá ficando mais escuro.

O que significa o excesso de caspa no cabelo?
O excesso de caspa pode significar excesso de consumo de proteinas principalmente galinha e peixe, além de outros produtos animais.

Um abraço, querido leitor!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails