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domingo, 15 de janeiro de 2012

Ginastica Laboral

Ginastica Laboral

Um guest post de Simone Porto

Olá Jorge!

Segue em anexo a minha contribuição para o seu site.

Espero que goste, qualquer dúvida estou à disposição!

Obrigada!

Abraços, Simone.

Ginástica laboral:

Parar dez minutos por dia para se exercitar contribui para um estilo de vida mais saudável e menos estressante. Exercícios de alongamento, postura e consciência corporal ajudam a evitar doenças ocupacionais, como as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). Além disso, aumentam a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da indústria.

Mais do que prevenir doenças, a ginástica laboral apresenta, de forma lúdica e educativa, meios para se manter uma vida saudável. Os profissionais da ginástica ensinam exercícios e orientam os alunos sobre a importância de fazer atividades físicas e de manter uma alimentação saudável.

Segundo pesquisa realizada em 2005, 69% das empresas que aderiram ao programa registraram aumento na produtividade. Além disso, 83,6% dos trabalhadores que participam da Ginástica na Empresa perceberam melhora em seu desempenho profissional.

Não é preciso ir muito longe para participar. As sessões são realizadas na empresa, sem a necessidade de roupas específicas. Bastam apenas dez minutos e um pouco de disposição para cuidar do seu corpo.

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Informações importantes sobre o alongamento:

- Alongamento é uma técnica utilizada para manter ou aumentar a amplitude dos movimentos;

- Os alongamentos atuam nos músculos;

- Os músculos são responsáveis pelo movimento dos seres humanos, através de sua contração e extensão.

Benefícios da prática dos alongamentos:

- Melhora coordenação motora, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

- Proporciona maior agilidade e elasticidade;

- Ajudam a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais;

- Podem auxiliar a não diminuir a perda da altura (devido ao achatamento das vértebras);

- Preparam o corpo para atividades físicas e do cotidiano;

- Ativam a circulação.

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Como fazer:

- Os movimentos devem ser lentos e suaves;

- Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada;

- Faça um pré-aquecimento;

- Alongue-se até sentir uma leve sensação de tensão muscular;

- Mantenha o alongamento de 10-30 segundos;

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