Sobre Al Kindi


YAQUB IBN ISHAQ AL-KINDI

AL KINDI





Al Kindi nasceu na cidade de Wassit no ano 188 Hégira conhecido como o filósofo dos árabes na idade média, Cardano considerou Al Kindi como uma das doze mentes mais brilhantes da idade média.
Ele pertence ao grupo dos grandes cientistas muçulmanos que fizeram contribuições valiosas em muitos campos da ciência, Al Kindi era um filósofo, astrônomo, médico, matemático, físico, engenheiro e geógrafo; era também um perito na música.
Yaqub Ibn Ishaq Al Kindi viveu na cidade de Kufa, Basra e Bagda, seu pai trabalhou para Califa Harun Al Rashid, estudou com os sábios e os livros dos antecessores, ficou famoso e os Califas começaram a procurá-lo, os invejosos nutriam por ele inimizade e fizeram com que as pessoas o criticassem, incompatibilizando-o com os Governantes.
Al Kindi passou sua longa carreira em Bagda e foi um contemporâneo dos Califas Abássidas; Al Mutawakkil, de Al Mamun e de Al Mu'tasim, morreu durante o reino de Al M'utamid.
Al Kindi se sobressaiu em ciência natural e foi o pioneiro em muitos assuntos importantes, os conhecimentos que ele legou foram:
  • A influência das longas distâncias na miragem;
  • Que a luz não necessita de tempo em sua viagem;
  • Que os planetas giram ao redor do Sol do Ocidente para o Oriente (verdade que ninguém conhecia até então);
  • Sobre a dilatação do corpo em temperaturas quentes e o encolhimento no frio;
  • Sobre as causas que ocasionam a chuva
  • Que o sol é maior do que a terra e que está é maior do que a lua.
Al Kindi tinha uma mente científica liberal, ele rejeitou a teoria que afirmava haver possibilidade de se transformar metais baratos em metais nobres como o ouro e a prata, ele escreveu um livro chamado ''Cuidado Com o Golpe dos Alquimistas", rejeitando tal teoria.
Ele explicou o método de extração do almíscar em que proporção é usado nas reações químicas, ele cita um grande número de reações químicas, como filtrar, destilação, mineralogia, fabricação de espadas, coloração e proteção contra ferrugem.
Ele escreveu muitos livros em vários campos do saber, dentre suas obras temos:

  • Astronomia: Teorias Astronômicas;
  • Matemática: Tese da Dedução de Números Primários;
  • Álgebra: Livro da Divisão do Triângulo e do Retângulo;
  • Medicina: Livro Sobre Alimentos e Remédios e Tratamento de baço;
  • Química: Tese Sobre a Composição do Atar e Pedras Preciosas.
Além destes trabalhos, ele foi sempre prudente, suas palavras sempre demonstraram seu equilíbrio, Al Kindi dizia:

''Sábio é aquele que sabe que acima de seu conhecimento há um conhecimento maior (Deus) e é humilde por isso, e ignorante é quem pensa que chegou ao ápice, e por isso as pessoas o desprezam.''
Entre um de seus conselhos citamos:

''Afastai-vos do mal porque o mal pertence aos maldosos.''

''Deves livrar de tua conversa àquele que não se satisfaz com ela.''
Al-Kindi foi o primeiro médico que determinou sistematicamente a dosagem para a maioria das drogas., ajudou extremamente no desenvolvimento de padrões de dosagem (prescrição) para pacientes.
No campo da química, Al Kindi discutiu que os metais baixos não podem ser convertidos em metais preciosos e que as reações químicas não podem produzir a transformação de elementos básicos.
Fez contribuições importantes ao sistema árabe de números, além disso, contribuiu com à geometria esférica ao ajudar a Al Khwarizmi em seus estudos astronômicos.
O trabalho original de Al Kindi forneceu a fundação para a aritmética moderna, fez também grandes contribuições ao sistema ótico geométrico, um campo especial da física, e escreveu um livro.
Al Kindi pesquisando os aspectos científicos da música, indicou que as várias notas que combinam para produzir a harmonia têm um passo específico, e o grau de harmonia depende da freqüência das notas, forneceu um método para a determinação do passo, Al Kindi indicou que quando um som é produzido gera as ondas no ar.
Al Kindi escreveu mais de cento e quarenta livros, entre estes dezesseis livros de astronomia, vinte e dois de medicina e filosofia, doze de física, trinta e dois de geometria, onze de aritmética, nove de lógica, quatro de número e sistema, sete de música e cinco de psicologia. Além disso escreveu monografias de instrumentos astronômicos, marés, e rocha e pedras preciosas.
Gerard de Cremona traduziu muitos de seus livros no latim estes livros incluem Ikhtiyarat al-Ayyam, Al Mosiqa, Risalah Tanjim Dar, Ilahyat-i-Aristu, Mad-i-Jazr e Adwiyah Murakkaba.
A influência de Al Kindi no desenvolvimento da física, matemática, medicina, filosofia, música e engenharia durou por diversos séculos.
Al Kindi faleceu no ano 258 da Hégira, ele ficou conhecido no passado e no presente, pois alguns europeus o consideram um dos doze maiores sábios e possuidor da mais brilhante inteligência do mundo, realmente foi um grande sábio das ciências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia