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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Yoga tipo 6 Eneagrama



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Yoga tipo 6 Eneagrama
Virabhadrasana a sequencia do guerreiro
A seqüência do Guerreiro inspira coragem. Ela pode ser usada por todos aqueles que estiverem enfrentando situações que inspiram medo, como entrevistas e provas, mas sua prática regular é especialmente benéfica para o tipo Seis, o tipo que está mais relacionado ao medo.
Assim como o movimento das costas na flexão frontal, ela promove um excelente alongamento das pernas e das costas, trabalhando os meridianos da bexiga e do rim e fortalecendo o Elemento Água. Porém, o mais importante de tudo é que, se for praticada com as afirmações indicadas para cada etapa, a postura gera a sensação de que você é forte o bastante para conquistar o mundo!
Para ler mais clique em Mais Informações, abaixo.




Instruções e afirmações (para cada postura)
1- Fique de pé com as pernas separadas. O ideal é formar um triângulo equilátero mantendo entre os pés um espaço igual ao comprimento das pernas.
Os quadris, assim como os pés, devem estar voltados para a frente.
Inspire levantando os braços até as palmas das mãos se tocarem por cima da cabeça, sempre mantendo os ombros abaixados.
Repita em silêncio a seguinte afirmação:
Desperta-te, grande Guerreiro; com a espada da sabedoria, matarei o medo que nasce da ignorância.

2- Mantendo os braços levantados, vire os pés e os quadris para a direita, expire e repita:
Enfrentarei meu medo.

3- Dobre o joelho direito até que ele fique alinhado com o tornozelo e inspire baixando os braços até a altura do ombro, olhando para a frente, na mesma direção para a qual aponta o joelho. Sinta sua força ao mirar ao longo do braço direito estendido e repita: Eu me dobrarei e deixarei que meu medo passe através de mim.



4- Dobre o tronco, deixando relaxar as costas e os braços. Enquanto mantém a postura, dobrando o corpo sobre a perna direita (que deve estar flexionada), expire e repita:
Relaxarei e deixarei que meu medo flua sobre mim.


5- Estique a perna direita, voltando assim à posição 2. Inspire e repita: E então me levantarei e abrirei o olho da mente, e onde estava meu medo não haverá nada.

6- Retorne à posição inicial, colocando os pés voltados para a frente. Expirando, baixe os braços até a altura dos ombros e repita: Só eu permanecerei, e sou a eternidade observando a si mesma num espelho.



Benefícios
- Estimula bastante a coragem.
- Atua muito sobre os meridianos do rim e da bexiga, além do Elemento Agua.
-Fortalece as pernas tornozelos e braços.
-Tonifica braços e pernas.
- Melhora o equilíbrio e a concentração.
- Aumenta a flexibilidade de pernas, tornozelos, braços e costas.




Precauções
- É muito importante não deixar os pés escorregarem no colchonete. Procure usar um colchonete antiderrapante próprio para a prática de yoga.
- O grau de abertura das pernas deve ser ditado pelo conforto: não exceda seus limites.
- Quando dobrar a perna, mantenha o joelho no ângulo certo para proteger a articulação.
- Se tiver pressão alta, não coloque a cabeça em posição mais baixa que o coração.

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