Editora Atlas – Jornal do Professor

Fonte: Recebido por e-mail marketing imprensa@editora-atlas.com.br

 

 

Aulas exigem do professor um planejamento mais meticuloso

Planejar aula é sempre necessário, mas é ainda mais trabalhoso para o ensino à distância. A professora Rosilânia Aparecida Dias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, [ leia mais ]


Professores devem estar preparados para uso de tecnologia digital

Educação profissional
Ministro empossa reitores e defende novo modelo de ensino
Novo curso de tecnologia vai qualificar a gestão escolar
Abertas as inscrições para o prêmio Técnico Empreendedor

Educação superior
Avaliador de curso superior pode se inscrever para seleção
Ministro destaca a expansão e a interiorização do ensino

SISU
Sisu de meio de ano terá rodada única de inscrições entre 10 e 14 de junho

Ensino Superior
Educação discute controle de universidade privada por estrangeiros
Expansão de universidades amplia déficit de doutores
Fundação concede bolsas a universitários com vocação para o serviço público

Formação Profissional
Professor não aprende a avaliar aluno, diz especialista

Igualdade Racial
Ministro anuncia criação de bolsas de pós-graduação para negros

ProUni
Instituições de ensino superior devem aderir ao programa até 21 de maio
Programa cria 4 mil comissões locais para acompanhamento

Comentários

A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre, entregou seu projeto de e-book à Editora Plus. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula. Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos, de 11 a 13 anos, e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa. O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras
Jorge Purgly disse…
Cara Eloisa, obrigado por seu comentário e participação.
Volte sempre!
Um abraço,
Jorge

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia