Editora Atlas – Jornal do Professor

Fonte: Recebido por e-mail marketing imprensa@editora-atlas.com.br

 

 

Aulas exigem do professor um planejamento mais meticuloso

Planejar aula é sempre necessário, mas é ainda mais trabalhoso para o ensino à distância. A professora Rosilânia Aparecida Dias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, [ leia mais ]


Professores devem estar preparados para uso de tecnologia digital

Educação profissional
Ministro empossa reitores e defende novo modelo de ensino
Novo curso de tecnologia vai qualificar a gestão escolar
Abertas as inscrições para o prêmio Técnico Empreendedor

Educação superior
Avaliador de curso superior pode se inscrever para seleção
Ministro destaca a expansão e a interiorização do ensino

SISU
Sisu de meio de ano terá rodada única de inscrições entre 10 e 14 de junho

Ensino Superior
Educação discute controle de universidade privada por estrangeiros
Expansão de universidades amplia déficit de doutores
Fundação concede bolsas a universitários com vocação para o serviço público

Formação Profissional
Professor não aprende a avaliar aluno, diz especialista

Igualdade Racial
Ministro anuncia criação de bolsas de pós-graduação para negros

ProUni
Instituições de ensino superior devem aderir ao programa até 21 de maio
Programa cria 4 mil comissões locais para acompanhamento

Comentários

A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre, entregou seu projeto de e-book à Editora Plus. Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula. Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos, de 11 a 13 anos, e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos. Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada. Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa. O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras
Jorge Purgly disse…
Cara Eloisa, obrigado por seu comentário e participação.
Volte sempre!
Um abraço,
Jorge

Postagens mais visitadas deste blog

Rede em apartamento com parede de alvenaria estrutural, pode?

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Em qual lingua os extraterrestes falam com a gente