Você sabe o que é Esperanto?

Estimado leitor, você sabe o que é Esperanto?



Gostaria de instigar a sua curiosidade.














































Estimado leitor,
Veja o e-mail que recebi em 15 de Julho de 2010 as 18:00.
 e a seguinte, recebida poucos minutos depois.

Tradução eletrônica corrigida do Original em Inglês, via Google Translator:

" Hei Jorge, 



Houve uma nova resposta enviada para o debate sobre Change.org, seguinte: Idéia para a Mudança na América: Obama, introduza o Esperanto como disciplina nas escolas como uma Segunda Língua. 
"
---------------------------------------------- 

"Sven, - Eu respeito sua opinião mas discordo por várias razões. Eu não falo espanhol, mas eu sou capaz de ler sua nota perfeitamente, em grande parte por causa da minha experiência com o Esperanto. O esperanto não é apenas um destino ", é um" veículo "para a aprendizagem de outras línguas. Pode ser um hobby, mas com uso prático também. Ele ajuda as pessoas a compreender os conceitos de gramática, sem expô-los aos gêneros de texto e regras completamente ilógicas de conjugação. Com esse novo entendimento, os alunos estão muito melhor preparados para aprender outras línguas. Estudos mostram que um ano de esperanto seguido de um ano de qualquer outra língua é muito melhor do que três anos de imersão na língua-alvo. 

Muito simples: a taxa de "fracasso" (definida de maneiras diferentes) para aprender uma língua estrangeira nas escolas americanas é muito alta. Uma vez que alguém afirma ter aprendido uma língua na escola (em geral, espanhol ou francês nos E.U.A.), eu diria que cerca de 5% realmente nunca usaram esse conhecimento ou continuaram seus estudos lingüísticos. (Eu desafio as pessoas que dizem "Aprendi espanhol na escola", para articular uma única frase coerente fora de um ridículo "este é o lápis da minha tia." Espero uma baixa taxa de sucesso). Americanos que viajam para outros países, geralmente ganham vontade de aprender outras línguas, mais que aqueles que provavelmente não chegam a sua base de linguagem na escola. Mesmo depois de aprender uma língua estrangeira, duvido que muita gente fosse pegar uma revista na sua segunda língua para ver o que está acontecendo no resto do mundo. Compare isso com esperantistas, onde uma grande percentagem do curso é a nível internacional, e se comunicam com pessoas de fora do seu próprio país - e mais esperantistas aprendem duas ou mais línguas para além da sua própria. E porque há revistas em Esperanto escritas em todo o mundo, esperantistas tem uma boa idéia do que está acontecendo no mundo diretamente de pessoas em cena. 

Mesmo que o esperanto seja "apenas um hobby" ou talvez algo que "ninguém fala", esses benefícios só fazem trazer a essa linguagem uma ótima ferramenta para aprender outras línguas, e para ajudar as pessoas (os americanos de qualquer jeito) para obter uma melhor compreensão da comunidade internacional 

E depois de tudo isto de  raciocínio pragmático, aqui está uma coisa puramente subjetiva: depois de 30 anos, eu ainda sonho, por vezes, em Esperanto. Essa é uma experiência muito legal que a maioria dos americanos nunca simplesmente pode ter com uma educação convencional. 
Postado por Tony Gravagno 
---------------------------------------------- 
Clique no link abaixo para visualizar esta discussão. 
http://www.change.org/ideas/view/obama_introduce_esperanto_as_a_foreign_language_subject_in_schools
Obrigado por participar, 
- O Team Change.org 
Veja também na sequência que acabei de receber:

Tradução do inglês para português
Nova resposta ao "Idea for Change in America: Obama, introduzir o Esperanto como uma segunda língua nas escolas." 
 Hey, Jorge, tem havido uma nova resposta enviada para o seguinte discussão

Jorge,
Houve uma nova resposta enviada para o debate sobre Change.org seguinte: Idéia para a Mudança na América: Obama, introduza o Esperanto como disciplina nas escolas como uma  Segunda Língua.
---------------------------------------------- (Nota rápida, Tony-Sven escreveu em Interlingua, não em Espanhol) 

Gostaria também de responder ao Sven independentemente do que você pensa sobre o Esperanto; senhor, você tem que reconhecer que o Esperanto é o que pegou e está sendo usado como um meio de comunicação internacional entre os povos. Se uma pessoa quer ter este nível de acesso a outras culturas e povos, o Esperanto é a forma mais prática. Há cerca de dois milhões de falantes no mundo, em mais de 100 países. Enquanto isso, Interlingua em si é utilizada por algumas centenas de pessoas.
Enquanto Interlíngua é compreensivel por pessoas com o ensino das línguas românicas, fica aquém como uma ferramenta de comunicação real. Para citar alguém em um fórum de Esperanto: "... se alguém veio até você na rua e começou a falar algo que soou como uma mistura entre o Inglês, Escocês, Holandês e Norueguês, você pode entendê-lo, mas seria muito estranho . Geralmente, eu acho que é seguro assumir que se você vai viajar, você deve esperar que apenas o uso de Inglês / Esperanto / Interlingua com pessoas que têm aprendido, mais devido a razões sociais ou porque as pessoas podem ser ocupadas e não querem decifrar registros sonoros estrangeiros. "
Se você estiver viajando para um lugar desconhecido, independente de qualquer coisa relacionada ao Esperanto, é mais fácil aprender apenas uma parte da linguagem do lugar para onde você está viajando. Esperanto abre portas que não poderiam ser abertas com outro idioma, incluindo Interlingua. (Há um grande momento na Arika Okrent "In the Land of fantasia Idiomas", onde um falante em Interlingua em uma conferência Esperanto é citado como dizendo: "Eu acho que [Interlingua] é a melhor linguagem. É mais clara, mais lógica e mais bonita do que Esperanto ... mas não tenho ninguém com quem falar nele. ")
Postado por Sonja Lund

----------------------------------------------

Clique no link abaixo para visualizar esta discussão.



Estimado leitor, em memória de meu amigo linguista e professor Claude Piron, falecido na Suiça há menos de um ano:

Tive a honra de me corresponder com Claude Piron e gostaria de no dia de hoje compartilhar um video de Claude Piron no Youtube.


"http://www.youtube.com/v/_YHALnLV9XU&color1=0xb1b1b1&color2=0xd0d0d0&hl=pt_BR&feature=player_embedded&fs=1">




Estude Esperanto  10 minutos por dia e se torne um Cidadão do Mundo


Esperanto é uma língua neutra internacional, criada para ser uma ponte entre diferentes culturas e povos. Além de ser politicamente e culturalmente neutra, é a língua mais fácil de aprender na Terra.Apesar do Inglês que pode ser aprendido em 10 anos, o Esperanto pode ser aprendido em 4 meses.

É falado por cerca de dois milhões de pessoas, em todos os cantos do globo.
Tem milhares de livros escritos sobre ele, centenas de músicas, jornais, revistas e é a maneira mais rápida de se conectar com o mundo.

Estude Esperanto durante 10 minutos por dia.
Em 4 meses, você será um perito, capaz de falar com alguém que fala Esperanto no mundo todo com perfeição. Em 4 meses, você pode se tornar um cidadão do mundo.

Qualquer dúvida sobre a linguagem pode ser enviada para mim pessoalmente, ou para os comentários abaixo. Você pode aprender o esperanto na internet. Não há necessidade de um professor.

Enviar uma lição, esta deve ser a sua promessa, todos os domingos! E, se quiser, você também pode visitar http://en.lernu.net/

A experiência dita um aviso: antes de você atacar o Esperanto, pesquise sobre ele no Google. É melhor fazer um ataque quando se está bem informado. Terei prazer em responder-lhe.
  1. Este é um compromisso permanente que deve ser cumprido o mais rápido possível."






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia