Artigo de Jan Vermeiren: Sobre LinkedIn
O que eu aprendi com o meu motorista de táxi
“Na semana passada eu fui para Mountain View, Califórnia, para visitar a sede da empresa LinkedIn HQ (Head Quarters, ou seja, o quartel general) para discutir o andamento do programa Live LinkedIn.Eu fui apanhado no aeroporto de San Francisco por um homem muito simpático. Ele é chamado por seus clientes de O Juiz e sua empresa é a RJ Viagens.
No caminho para o hotel ficamos conversando; nós estávamos falando sobre a Empresa LinkedIn (que é uma das suas clientes irregulares) e como ele poderia usar seu site para obter mais clientes.
O primeiro passo é começar com a pergunta: "Quem você quer como cliente?" A abordagem mais fácil é começar com a sua clientela atual.
Minha suposição era de que as pessoas que o chamavam na sua maioria eram assistentes de gestão e de secretárias para organizar as corridas de seus chefes, colegas, clientes e fornecedores. Para minha surpresa, era uma função totalmente diferente para a qual ele era mais contratado: são a maioria dos recrutadores e selecionadores de pessoal da região. Lição aprendida: nunca assuma nada de antemão: pergunte antes e deixe a pessoa falar primeiro!
No Vale do Silício, as pessoas das empresas querem contratar as pessoas mais brilhantes para trabalhar para eles e é preciso levá-las para as entrevistas de emprego. Assim, elas precisam de transporte para o aeroporto.
Uma vez que O Juiz é um homem muito simpático, que oferece excelentes serviços a sua empresa continua a crescer. O que acontece é que os candidatos que foram contratados agora também passam a chamá-lo quando eles precisam ir para o aeroporto. Um bom exemplo de como o bom atendimento ao cliente automaticamente leva a mais negócios.
Ser contratado novamente é também um sinal de satisfação e, portanto, você pode pedir referências.
Então, o que eu aconselhei ao Juiz a fazer, é usar a seguinte estratégia de como usar o LinkedIn para encontrar novos clientes:
1) Na próxima vez que você pegar uma das pessoas da Empresa LinkedIn que já utilizaram seus serviços no passado, pergunte se deseja conectar você no LinkedIn (já que é sua própria página no Web site, eles estarão muito interessados em ter uma conversa sobre este assunto e em adiciona-lo aos seus contatos.)
2) Depois que você estiver conectado com eles, olhe em sua rede de relacionamentos os nomes dos recrutadores, secretárias e assistentes de gestão que ainda não sabem dos seus serviços.
3) Peça ao homem que o adicionou, para apresentar e recomendar você e os seus serviços a estas pessoas, através de um e-mail (isso é o que chamo de "Magic e-mail") ou via LinkedIn.Se um motorista de táxi pode usar o LinkedIn para encontrar as pessoas certas para crescer seu negócio, você também pode. O ponto mais importante é onde você começa: Qual é o perfil dos clientes que você deseja? Graças ao Juiz aprendi a minha lição: a de nunca assumir que eu acho que já sei a resposta!
Para o seu sucesso!
Jan”
Nota: Recebi por e mail em 31 de Julho de 2010, permissão por escrito do autor para traduzir e publicar este artigo. Os livros on-line grátis abaixo citados estão em inglês.
Um abraço, estimado leitor!
Sobre o autor:
JanVermeiren é o fundador de uma rede de treinamentos. É autor do best-sellers "Let's Connect!" E tambem autor excelente do livro "Como realmente usar LinkedIn", ele revela a dinâmica das redes sociais e de ações técnicas e ferramentas que qualquer pessoa pode aplicar imediatamente.
Juntamente com sua equipe de treinamento Networking Coach, Jan dá palestras e cursos de formação no domínio da rede de relacionamentos. Entre os seus clientes estão grandes empresas como a Deloitte, Dupont, IBM, ING, Nike, SAP, Sun Microsystems e Vlerick Leuven Gent Management School, bem como pequenas empresas e freelancers.
Obtenha sua versão gratuita on line em ingles de "Como REALMENTE usar o LinkedIn " em: http://www.how-to-really-use-linkedin.com
e o curso grátis por e-mail em inglês em: http://www.networking-coach . com.
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