Como procurar emprego em outra cidade usando a Midia Social

Emprego
Fonte: Mashable.
Artigo traduzido mediante solicitação de prévia permissão ao autor.
Estimado leitor, embora o artigo se destine aos exemplos nos Estados Unidos, no Brasil podemos adaptar este ensinamento.
Bom proveito!

Confira o original em
http://mashable.com/2010/12/06/social-media-long-distance-job-search/
Dan Klamm Dan Klamm

How Social Media Can Help With Your Long Distance Job Search

Tradução eletrônica  do inglês para português. Favor desconsiderar eventuais erros de tradução.
Dan Klamm é o coordenador de divulgação e marketing na Universidade de Syracuse Carreira Services. Conecte-se com ele no Twitter @ DanKlamm.
cidade estranha
Encontrar um emprego na economia de hoje é difícil se você está procurando localmente, mas pode ser particularmente difícil se você está à procura de trabalho em uma distante cidade estranha.

Entrevista de emprego
Se você é um candidato a emprego de longa distância você enfrenta várias desvantagens:

Despesas de viagem
Primeira, algumas empresas prevêem que trazê-lo para uma entrevista vai ser um problema e que você vai esperar que eles paguem as despesas de viagem.
Mudanca de cidade
Em segundo lugar, não sabem se você é sério sobre se mudar para outra cidade.
Cesto de lixo
Terceiro, você é uma entidade desconhecida. Ao disputar cabeça a cabeça com mais candidatos familiares da região, muitas vezes é mais fácil e menos arriscado para os empregadores selecionar os candidatos locais e atirar o seu pedido de emprego no lixo.

Mesmo se você for capaz de garantir entrevistas e ganhar alguma atração sobre sua pessoa, o processo de abordadem para uma nova posição, em uma nova cidade, isso pode envolver um investimento significativo de tempo, dinheiro e recursos da sua parte.

Ajuda da Midia Social
A boa notícia é que a mídia social pode ajudar no processo de busca de emprego em uma cidade localizada a uma  longa distância de sua moradia atual.

Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.



Emprego longe de casa
Se você está procurando um emprego longe de casa, aqui estão algumas dicas para usar as mídias sociais em sua busca.

Ajuda da Midia Social 2

1- Fique em por dentro das Notícias Locais

Ao ser entrevistado para um emprego em uma nova cidade você precisa estar bem informado das novidades locais.
É importante se familiarizar com a cultura local e para ficar por dentro dos acontecimentos importantes na atualidade, evitando qualquer gafe.
Embora você provavelmente você  vai ser poupado em saber sobre a política local, as equipes de esportes ou o desenvolvimento economico na nova região,  durante o processo de entrevista, estar ciente dessas coisas pode ajudar como uma  conversa de aproximação junto ao entrevistador . Também mostra que você é sério sobre a recolocação e investiu no processo de seleção.

Você pode começar seguindo agências de notícias locais e também o Twitter e o Facebook, bem como identificar personalidades locais e líderes que você possa acompanhar.

Um exemplo americano:
Um candidato a emprego concentrando seus esforços em Richmond, VA, por exemplo, pode considerar seguir RVAnews @, @ @ RichmondMag e WireRichmond. O Huffington Post, e  mesmo agregados das  listas de agências de notícias regionais no Twitter, tornando mais fácil encontrar contas do Twitter em locais específicos.
rede profissional de relacionamentos
2- Aumente a sua rede profissional
A maioria dos empregos hoje são encontrados através de redes, e por isso você deve aproveitar todas e quaisquer ligações locais você possa ter.

Facebook é uma grande plataforma para aquecer as relações com velhos amigos, familiares ou colegas que vivem no local onde você gostaria de trabalhar e viver.
Além disso, o LinkedIn pode ajudá-lo a identificar novos contatos - como pessoas que trabalham em empresas-alvo - e sãoapresentados a você através de conexões mútuas.

 Aqui estão algumas dicas sobre a etiqueta de alcançar pessoas através da mídia social:

Entre nos grupos das associações profissionais no LinkedIn, também.

O exemplo americano:
Se você se mudar para Boston para trabalhar em marketing, por exemplo, você tem muitas oportunidades de rede: O grupo de discussão de Boston da Associação Americana de Marketing, o Marketing Group em Boston, e do Boston Associação de Mídia Interativa, só para citar alguns.
Tomar  parte ativa nesses grupos vai mantê-lo ao par dos acontecimentos da indústria local e aumentar a probabilidade de que você seja convidado para eventos de networking.

Fortaleça as suas conexões de ex-alunos qeu vivem em sua cidade de destino.

O exemplo americano:
Muitas escolas  americanas tem clubes regionais com ofertas robustas em termos de conexões de carreira. Da Universidade de Syracuse, os alunos podem acompanhar e @ @ LubinHouseSU BigAppleOrange no Twitter, ou se juntar ao Big Apple grupo Orange on LinkedIn à rede com base SU ex-alunos da área de Nova York.

Encontre anúncios de emprego
Cada vez mais, empresas estão usando o LinkedIn e Twitter para divulgar suas vagas de emprego.

O LinkedIn é mais útil para a busca de um novo emprego, porque permite que você veja que o que postou estabelecendo conexões com pessoas que podem te indicar e identificar como você  está ligado às pessoas na empresa alvo.

O exemplo americano:
Edelman, uma das maiores empresas do mundo de seleção de executivos, com muitas empresas independentes de Recrutamento de Pessoas associadas, utiliza o LinkedIn para postar oportunidades de emprego em seus 52 escritórios no mundo inteiro.
A empresa também usa o Twitter para envolver os colaboradores em potencial.
Recentemente, Edelman mesmo hospedado em San Francisco, fez um Tweet-up convocando candidatos a emprego experientes o suficiente para estar seguindo sua @ conta Edelman_Careers no Twitter.

Além das empresas de publicação de oportunidades de empregos específicos, estar ciente do trabalho de nicho é importante através dos  feeds no Twitter.
O exemplo americano:
À procura de empregos na indústria de Nova Iorque no segmento de  moda? Siga @ nyfashionjobs.
Marketing em Los Angeles? Tente LA_Marketing @.
Visite http://www.twitjobsearch.com para localizar contas de Twitter que tem oportunidades de emprego na sua área profissional específica.


Poupe dinheiro em viagens
Na maioria dos casos, você precisará fazer pelo menos um par  de viagens para o local de atividade  desejado, antes de fazer uma mudança de endereço.

Se você tiver sorte, seu futuro empregador vai se oferecer para cobrir os custos da viagem ou dar a você  a oportunidade de realizar as entrevistas preliminares por telefone ou Skype.
Mesmo com essas acomodações, os custos de caça de um emprego em um local distante, podem aumentar rapidamente.

Para saber sobre as oportunidades de como economizar, mantenha contato com agentes de viagens e empresas de hospitalidade através da mídia social.
Muitas vezes, estas organizações costumam fornecer os códigos promocionais ou descontos aos seus seguidores.
O exemplo americano:
A United Airlines tem sido conhecida por anunciar tarifas especiais (ou "twares") através de sua conta no Twitter.
A|Virgin America também tem oferecido tarifas reduzidas através de promoções no Twitter, como "voar agora, pagar depois."
A Amtrak, Greyhound e Megabus, todos usam o Twitter para compartilhar notícias ou ofertas especiais, também.

Quando você precisa encontrar hospedagem na cidade onde voce tem agora a sua nova posição, nunca é demais se familiarizar com os hotéis locais.
O exemplo americano:
Este verão passado, o Bryant Park Hotel ofereceu uma promoção de duas noites de estadia, com diárias grátis a um seguidor do Twitter através de  sorteio.

Muitos hotéis estão usando as mídias sociais para se comunicar com potenciais clientes, anunciam tarifas especiais e articulam seus valores de marca.

Para uma visão completa de hotéis no Twitter, dê uma olhada na lista organizada por Resideo.
Mostre que você entende do negócio!

Quando um empregador recebe o seu pedido de emprego de todo o país, ele / ela não tem como saber o quão sério você está em se envolver neste movimento.
Você está se dedicando, se aplicando para  conseguir a entrevista na empresa com carinho?
Você tem empregabilidade para as posições em todo o país?
Será que você realmente está preparado para fazer uma mudança de familia se for oferecido o serviço? Use a mídia social para mostrar que você está empenhado em mudar de cidade.

Você pode começar a personalizar seu perfil do LinkedIn. Em seu perfil no LinkedIn ou pagina principal, indique o seu plano para procurar emprego no campo "X" no "local Y" na "data Z".
Clarifique as suas intenções e mostre que você entende do negócio.
Nem todos os candidatos a emprego podem ter esta abordagem franca (especialmente aqueles que têm de manter planos de nova colocação em segredo em relação aos seus empregadores atuais), mas esta é uma excelente maneira de reforçar a sua seriedade sobre a movimentação.

Encontrar uma nova oportunidade de trabalho em um novo local pode ser uma tarefa difícil, mas com a ajuda dos meios de comunicação social pode ser mais fácil.
Quando você faz uso de todos os recursos ao seu alcance, você pode ser surpreendido em como é fácil fazer ligações, identificar oportunidades e, finalmente, encontrar a terra o seu sonho de emprego em um novo local!

Comentários

Rart og Grotesk disse…
nossa, muito bom! ótimas dicas1 as redes sociais hoje estão cada vez mais importantes no ramo profissional. Por isso escolhi fazer meu tcc sobre redes sociais.
se quiser visite meu blog http://artegrotesca.blogspot.com
ate mais!
Jorge Purgly disse…
Parabéns pela escolha do TCC em redes sociais.
Se você fala inglês você pode se inscrever num Webinar do Social Media Academy, on-line, que terá uma segunda edição em Janeiro de 2011. As vagas são limitadas e o evento é grátis. Confira em
http://purgly.blogspot.com/2010/11/se-voce-fala-ingles-participe-de-um.html
Um abraço,
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia