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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Yoga tipo 7 Eneagrama

Yoga tipo 7 mudra 1

Yoga tipo 7 Eneagrama

Vrikshasana a árvore

No movimentado mundo das pessoas do tipo Sete, é preciso encontrar estabilidade e constância por meio da prática de uma postura que promova o equilíbrio.
Escolhi a postura da Árvore porque, para essas pessoas, ela tem a vantagem extra de alongar bastante o meridiano do rim, que controla o medo. A Vrikshasana promove uma sensação de centramento.
Instruções e afirmação
Repita para si mesmo enquanto mantem a postura:
Sou estável e constante. Reconheço os meus medos.
1- Fique de pé, com o corpo alongado, e concentre o olhar num ponto fixo. Transfira o peso do corpo para o pé esquerdo e dobre o joelho direito. Com as mãos, procure colocar o pé o mais perto possível da virilha. (Não se preocupe se não conseguir – o yoga não é uma competição. Pode começar por onde puder, até mesmo com o dedo do pé quase tocando o chão e, com mais tempo, ir colocando o pé cada vez mais alto.) Coloque as mãos em posição e respire silenciosamente.

Para saber mais, clique em Mais Informações, abaixo.

Yoga tipo 7 mudra 2
2- Quando tiver atingido estabilidade e equilibrio, inspire levantando os braços por cima da cabeça até as mãos voltarem a se juntar e posição de oração. Respire em ritmo constante enquanto mantem a postura. (Se preferir, deixe os braços alinhados com os ombros ou abra-os formando um V por cima da cabeça. Faça como for melhor para você.) Continue mantendo a postura enquanto não sentir nenhum incômodo. Porem, se começar a oscilar, saia da postura antes de cair. Repita com a perna direita.
Yoga tipo 7 mudra 3
Benefícios
- Atua sobre o meridiano do rim e, portanto, sobre o Elemento Água e sobre o medo.
- Alonga a coluna.
- Promove o equilibrio e aumenta a concentração.
- Equilibra corpo/mente/espírito.
- Fortalece as pernas e os braços.
- Aumenta a flexibilidade das articulações dos quadris, dos joelhos e da parte interna das coxas.
- Fortalece as articulações dos quadris, os joelhoe e os tornozelos.
Precauções
- Para não perder a estabilidade, só pratique esta postura sobre um píso perfeitamente nivelado.
- É muito importante deixar os pés descalços.
- Não procure “compensar” jogando o quadril oposto para a frente, a fim de não perder o equilíbrio. Mantenha a perna de apoio reta, como se estivesse presa por uma linha que passa pelo meio do seu corpo.

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