Que notas são essas?

 

Notas, uma medida de aprendizado?

Educacao e notas

Estimado leitor, tenho este texto em arquivo há mais de um ano e várias vezes me pediram para publica-lo no blog porque é um assunto sempre atuat.

 

A Evolução da Educação

 

Antigamente se aprendia a ler em Francês na escola. Antes disso a lingua estrangeira era o Latim.

Veja a imagem abaixo:

Que notas são essas

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.

Que notas sao essas portugues

 


Leiam relato de uma Professora de Matemática:


  Semana passada comprei um produto que custou R$15,80.
  Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. 

 

  Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 

 

  Por que estou contando isso?

 

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi mais ou menos assim:


Ensino de matemática em 1950:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo deprodução é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?


Ensino de matemática em 1970:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?


Ensino de matemática em 1980:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de  produção é R$80,00. Qual é o lucro?


Ensino de matemática em 1990:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


Ensino de matemática em 2000:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO


Ensino de matemática em 2009:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produçãoé R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00.
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


Em 2010 vai ser assim:
  Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produçãoé R$80,00. Se você souber ler coloque um X no R$20,00. (Se você é afrodescendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00


  E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança, e a professora é punida administrativa e criminalmente...


  Em 1969 os pais do aluno perguntavam ao aluno: "Que notas são estas...????


  Em 2009 os pais do aluno perguntam ao professor: "Que notas são estas...????


  Essa frase foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
"Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
  Passe adiante!
  Precisamos começar JÁ!


  Uma criança que aprende o respeito e a dignidade dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive....

Educacao nas varias eras

Antigamente os desenhos na TV eram assim:

 

Desenho 01

 

Desenho 02

 

Desenho 03

 

Desenho 04

 

 

Desenho 05

 

Desenho 06

 

Desenho 07

 

Desenho 08

 

Desenho 09

 

Desenho 10

 

Desenho 11

 

 

Desenho 12

 

Desenho 13

 

Desenho 14

 

Desenho 15

 

Desenho 16

 

Desenho 17

 

E estes são o resultado de um excelente trabalho atual no Photoshop.

Bom divertimento!

Desenho 20

 

Desenho 21

 

Desenho 22

 

Desenho 23

 

Desenho 24

 

Desenho 25

 

Desenho 26

 

Desenho 27

 

Desenho 28

Desenho 30

Desenho 31

Desenho 32

Desenho 33

Desenho 34

Desenho 35

Desenho 36

Desenho 37

Desenho 38

Desenho 39

Desenho 40

Desenho 42

Desenho 43

Desenho 44

Desenho 45

Desenho 46

Desenho 47

Desenho 48

Desenho 49

Desenho 50

Desnho 29

Comentários

Jorge Purgly disse…
Obrigado pelo elogio. Um abraço,
Jorge
ageumm disse…
Parabéns pelo post..
The Walking Dead disse…
A diferença é que não estamos mais em 1969, e como tudo a educaçao tanbém evolui, ou regride sei lá!
Jorge Purgly disse…
Valeu Cmterio e ageumm, obrigado por sua participação e volte sempre! Jorge
Jorge Purgly disse…
Obrigado El por seu comentário. Quando estamos em processo de evolução a saída é usarmos de princípios imutáveis, pois assim estaremos sempre atualizados em qualquer tempo.
Um forte abraço e volte sempre.
B!G HeaD disse…
ta, agora me diz, vc ja fez alguma vez o vestibular da UniCamp? e do ITA? poisé
Jorge Purgly disse…
Valeu pelo comentário BIG HeaD!
Ana disse…
Realmente, parece que quanto mais inteligente, mais burros parecemos ficar, mas o triste é que mesmo nessa regressão toda professores de muitos lugares ficam em greve alegando que sabe-se lá quantos mil reais a maioria deles recebe é pouco. Detalhe: em 1950 os professores ensinavam muito mais por muito menos, e hoje ganhando muito mais ensinam muito menos, acho que tudo depende da relação professor aluno, tem professores que não gostam de resolver dúvidas (do mesmo jeito que há alunos que tem vergonha de perguntar, ou são vagabundos mesmos)... mas enfim, paciência, é isso que o governo quer não é? um bando de gente que não pensa por si, e sim que sigam o que os mesmo querem...

(muito bom o post, gostei mesmo)
Beijos ;*
Emerson ® disse…
Grande Post, falou tudo. :D
Unknown disse…
Parabéns pelo post.
Acredito que apesar dessa evolução educacional, como todas as mudanças ocorridas dos anos 50 para cá tem seus maleficios, mas também acrescentou muito mais beneficios nas vidas dos seres humanos.Principalmente nos paises de terceiro mundo.Concordo plenamente que hoje a educação está em caos, não só nas escolas como também nas universidades.
Giovanne Steudel disse…
O problema não são os vestibulares, e sim os "alunos". Tenho 16 anos e me irrito com essa adolescência palerma de hoje, facilmente manipulada que só quer saber de ir para a balada e "ficar". Hoje em dia o pessoal não liga para conhecimento, sabedoria.

Obs: Quando digo do povo, digo apenas da parte podre, excluindo indivíduos pensantes.
Futsantosbr disse…
Olha, o problema é que a classe "A" pode colocar seus filhos em bons colégios/inglês/intercambio/viagens e etc e com pais educados/civilizados/com caráter ajuda. (1 à 2 filhos)

Na classe B/C a família rebola para pagar o ensino, mas não dá pra pagar o inglês, faculdade só se o filho trabalhar e ajudar, intercambia raramente e etc. (1 à 3 filhos)

Classe D em diante... O filho não tem pai em 90% dos casos, não tem base, não tem ensino que preste (imagine o resto) só com muita força de vontade própria e sorte. (5 filhos pra mais)

Acho que passou da hora de rever o conceito de taxa de natalidade/densidade demográfica em lugares pobres (ponta pé inicial) juntamente com uma reforma no ensino. Caso contrário nosso país nunca irá para frente.
Gui Loureiro disse…
Excelentíssimo post, inclusive, tem muito a ver com minhas intenções com a psicologia hj em dia. Estou no segundo semestre mas ja tenho intenção de fazer uma mesclagem da psicologia com outras disciplinas e focar na formação do cidadão. Gostaria de trocar umas ideias contigo, será possivel!? Aguardo retorno (aqui msm. salvei sua pagia nos favoritos)
Anônimo disse…
A escola não demonstra nada sobre educação ou o que o estudante pode ser no futuro. Tudo depende do estudante, da cabeça do mesmo, um pai pode reclamar ao professor sobre as notas do filho, porém cabe ao filho ter consciência do porque que ele tira notas baixas ou algo do tipo. Vou ser sincero, eu nunca fui um bom aluno na escola, reprovei de ano, todos diziam que eu não viraria nada, minha mãe me colocou em vários psicólogos para saber se eu tinha algum problema. A unica coisa que eu tinha era depressão, baixa auto-estima e um alto nível de estresse, a psicóloga disse que era porque eu era muito cobrado e eu tinha consciência de tudo que falavam sobre mim, porque a escola jogava a culpa nas minhas costas e a minha mãe acreditava nisso. Eu fui vítima de uma educação dos anos 70, nos anos 70 a culpa era sempre do aluno por não tirar notas, mas infelizmente nós vivemos no ano de 2010, a vida é corrida, todos nós vivemos da velocidade, do tempo, vivemos pelo capitalismo, a minha preocupação durante todo o tempo que eu fiquei na escola era sobre o que eu me tornaria quando mais velho. Porém, aquela imagem de burro e incapacitado que a escola pregou em mim foi embora depois que eu fui aprovado em 5 faculdades públicas, na faculdade a vida é outra, a responsabilidade está sobre os pés dos estudantes, a unica obrigação do professor é repassar o conhecimento. Quem está na faculdade não é o aluno que não tem consciência de seus atos ou problemas e, na faculdade, não existe espaço para aqueles velhos CDFs da escola, aqueles que só tiravam 10 por estudar 24 horas por dia, um aluno bom é aquele que sabe reconhecer seus erros e problemas, não aquele que tira nota. A nota é apenas um tabú pregado sobre todas as pessoas do mundo para definir quem é melhor e mais "inteligente" que o outro, a nota é uma perca de tempo. Foi-se o tempo onde nota dizia coisas sobre o aluno.
Anônimo disse…
o ensino médio e fundamental estão caindo, mas quem quer estudar estuda,não tem segredo passar alguns concursos é só mirar e ir treinando, sinceramente eu nem dou muita atenção à escola, tenho a impressão de ter aprendido muito mais comendo um livro de vez em nunca do que estudando todo santo dia sem o menor aproveitamento.
Jorge Purgly disse…
@Anna
@Emerson
@Paulo
@Gvn
@Nélio
@Guilherme
@affalaserio
@Prof. Rodolfo
@le'olam
Muito obrigado por sua participação e comentários.
Voltem sempre.
Um abraço,
Jorge
Anônimo disse…
AJUAAAA AEE participeem Oiie da Promoção Que estaa SORTEANDO quatro ingressos do VIPS PARA O SHOW DO Justin Bieber em Toronto, Canadá O LINK do site Que ta rolando uma Promoção EE: http://koiniclub.com/ref/C-3-80035547
Jorge Purgly disse…
Oi Tatiana, embora seu comentário nada tenha a ver com o assunto do post (você poderia pelo menos ter citado alguma coisa sobre ele, né?), mesmo assim fui lá na página e conferi que é verdade.
Assim quem sabe algum de nós ganha os ingressos e me leva junto para Toronto,com tudo pago, certo?
Um abraço,
Jorge
Suy *-* disse…
adorei o post realmente mto legal :D
Jorge Purgly disse…
Valeu pela visita e pelo comentári Suyane.
Volte sempre!
nerdvader disse…
Parabéns pelo post!Sou jovem e fui educado nesse modelo de educação vergonhoso que hoje é presente nesse país.Contudo tive sempre uma boa educação em casa,pais rígidos e bons exemplos,o que me permitiu me tornar um adulto preparado para vida.Do jeito que está não vejo chances do Brasil um dia se tornar páis de primeiro mundo,mais sim um país burros,corruptos e marginais!

Parabéns pelo blog!
sempre que der dou uma passadinha por aqui,vlw?!
Jorge Purgly disse…
Oi nervader, obrigado mesmo por sua participação. Um forte abraço e volte sempre!
Jorge
Anônimo disse…
Não sou dessa época mas papai tem livros de civica guardados até hoje, também não sei se ajudava tanto assim, mas devia ser melhor do que é hoje.
Jorge Purgly disse…
Agora no final do ano, muitos ainda estão correndo com as provas finais e busca de notas.
Desejo a todos muito sucesso.
Um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de saúde, harmonia e prosperidade.
Um forte abraço,
Jorge Purgly

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia