CB01D Memórias de Kislány Dora: O Último Verão na Budafoki Út
A história da Bivób CBD Crônicas Biográficas de Dora
CB 01 – Memórias de Kislány Dora: O Último Verão na Budafoki Út
Introdução Inauguramos hoje a série Crônicas Biográficas (CB) com a voz de quem foi a raiz da nossa história no Brasil: minha mãe, Dora Purgly. Nestes relatos, ditados originalmente para um gravador, ela nos transporta para a Budapeste do início da década de 1940, antes que o mundo desabasse.
A Vida em Zsofia Major Mamãe relembra com carinho do apartamento na Budafoki út (Estrada de Budafoki), número 17, no 4º andar. Era uma vida confortável, vizinha ao sogro, que morava no número 13. Foi ali que a família cresceu. Eu (Jorge/Zsorzsi) já tinha 5 ou 6 anos quando minha irmã Madalena nasceu, em 1942.
A Sombra da Guerra O relato de Dona Dora captura a inocência sendo corroída lentamente. A Hungria ainda estava em paz relativa, mas as notícias do front chegavam. Ela conta como o marido (meu pai) foi convocado, mas por sorte ou destino, permaneceu em Budapeste trabalhando na logística militar, o que permitiu que ficássemos juntos quando o cerco se fechou. É um registro de um tempo onde a maior preocupação era brincar com as crianças, sem saber que em breve a única preocupação seria mantê-las vivas.
[Baseado nas memórias ditadas por Dora Purgly em "A história da Bivó"]
Comentários
Postar um comentário
Olá deixe aqui o seu comentário. Devido à Spams e propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog a moderação de comentários foi ativada. Seu comentário será publicado depois de aprovado. Muito obrigado por sua participação!