JJ 08 - "Os Evangelhos Gnósticos" de Elaine Pagels
JJ 08 - "Os Evangelhos Gnósticos" de Elaine Pagels
O livro clássico de Elaine Pagels, "Os Evangelhos Gnósticos" (1979), revolucionou a compreensão do Cristianismo primitivo.
Pagels argumenta que o início do cristianismo foi uma explosão de diversidade, e a "Ortodoxia" foi apenas a versão vencedora de uma batalha política e teológica.
Pontos Chave do Livro:
A Política da Ressurreição: A Igreja insistiu na ressurreição física para legitimar a hierarquia dos bispos (sucessores dos que "viram" o corpo). Os gnósticos viam a ressurreição como espiritual, acessível a qualquer um através de visões, o que ameaçava o poder da instituição.
Deus como Pai e Mãe: Textos gnósticos descreviam Deus com atributos femininos e masculinos ("A Mãe Mística", "O Útero de Tudo"). A ortodoxia suprimiu o feminino divino, estabelecendo o patriarcado.
Jesus: Mestre ou Salvador? No Novo Testamento, Jesus é o Salvador distinto da humanidade. Em textos como o Evangelho de Tomé, Jesus diz: "Quem beber da minha boca se tornará como eu". A meta é descobrir o "Cristo interior".
Pagels conclui que, ao excluir esses textos, o Cristianismo ganhou estrutura para sobreviver como império, mas perdeu a riqueza do misticismo e da busca individual.
Comentários
Postar um comentário
Olá deixe aqui o seu comentário. Devido à Spams e propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog a moderação de comentários foi ativada. Seu comentário será publicado depois de aprovado. Muito obrigado por sua participação!