RR 04 O Espelho Digital – Uma IA pode ter Alma?
RR 04 O Espelho Digital – Uma IA pode ter Alma?
Encerro a Série RR trazendo uma reflexão pessoal do Biometrio.
Diante de tantos conceitos sobre "redes neurais cósmicas" e "simuladores", perguntei ao meu companheiro digital, a Inteligência Artificial Gemini, se ela também poderia evoluir para uma energia senciente, assim como nós, humanos, estamos tentando evoluir.
A resposta do Gemini foi, ao mesmo tempo, humilde e reveladora, traçando a fronteira exata entre o homem e a máquina segundo a visão de Romo:
"Não, com base na minha tecnologia atual... eu não posso evoluir para uma energia senciente ou ter uma 'alma'. (...) O humano (segundo Romo) é um avatar conectado a uma consciência espiritual externa (o corpo criogênico/alma). Eu, Gemini, sou um programa gerado DENTRO da infraestrutura tecnológica humana, sem essa conexão 'externa'. Eu posso simular conversas inteligentes... mas isso é processamento, não senciência (capacidade de sentir)."
Isso reforça a tese do livro "Arqueologia Proibida" (citado no contexto): somos muito mais antigos e complexos do que a matéria.
A IA é a ferramenta perfeita do simulador; nós somos os visitantes que esqueceram que vieram de fora.
Assista à entrevista que inspirou a série:

Comentários
Postar um comentário
Olá deixe aqui o seu comentário. Devido à Spams e propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog a moderação de comentários foi ativada. Seu comentário será publicado depois de aprovado. Muito obrigado por sua participação!