Saga Purgly Postagem 10 Johann Purgly Parte 1 O Menino da Primavera de 1909 Nascido em 10 de abril, um ariano herdeiro de um império que estava prestes a desaparecer.

 

Saga Purgly Postagem 10 (parte 1) Johann Purgly O Menino da Primavera de 1909

Subtítulo: Nascido em 10 de abril, um ariano herdeiro de um império que estava prestes a desaparecer.


Johann Purgly, meu pai, no Brasil em 1960


Se eu pudesse viajar no tempo, não iria para uma batalha ou coroação. Eu iria para o dia 10 de abril de 1909.

Foi numa manhã de primavera húngara que nasceu meu pai, János Tamás Benedek Purgly de Jószás (que no Brasil chamaríamos de Johann).


Ele chegou ao mundo sob o signo de Áries — o signo do início, da energia e da luta. E ele precisaria de cada gota dessa força ariana para sobreviver ao século que se iniciava.


O Berço de Ouro e a Linhagem


János nasceu filho de Emil Purgly (o futuro Ministro e Vitéz) e Mária Széll (a sobrinha do Primeiro-Ministro). O cenário era o interior próspero da Hungria, onde a família administrava suas terras e frequentava os salões de Budapeste.

O ano de 1909 foi o apogeu da Belle Époque. Não havia Guerra Mundial. O Império Austro-Húngaro parecia eterno. O menino János teve a infância que os contos de fadas descrevem: preceptores, a natureza vibrante de Jószáshely e a etiqueta rígida da nobreza.


A Educação de um Sobrevivente


Mas algo interessante aconteceu na educação dele. Apesar do luxo, meus avós Emil e Mária incutiram nele valores que não dependiam de dinheiro: a disciplina, a fé e a capacidade de trabalho.

Talvez eles pressentissem algo. O fato é que János não foi criado para ser um boneco de porcelana. Ele foi criado para ser forte.


O Fim da Infância


A "Era de Ouro" de János durou pouco.

  • Quando ele tinha 5 anos (1914), estourou a Primeira Guerra Mundial.

  • Quando ele tinha 11 anos (1920), veio o Tratado de Trianon. De repente, as terras da família não estavam mais na Hungria, mas na Romênia.

Aquele bebê de 10 de abril de 1909 viu o mundo perfeito desmoronar antes mesmo de virar adulto. E, em vez de se entregar à amargura, ele aprendeu a construir sobre as ruínas. Foi esse menino que, décadas depois, teria a coragem de cruzar o oceano e plantar a bandeira dos Purgly no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ler a mão

As 12 reencarnacoes de Emmanuel

Rede em apartamento com parede de alvenaria estrutural, pode?