O fundamental da Teoria Historico Cultural de Vigotsky

O fundamental da Teoria Histórico Cultural de Vigotsky









Teoria Histórico Cultural de Vigotsky, uma teoria construtivista.


Aborda a importância da relação social do sujeito para o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo.
Relação entre a educação e a fala através do processo de mediação.
Trata do Nível de Desenvolvimento real, potencial e a da lacuna entre ambas chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal.

Colegas pesquisadores, Luria e Leontiev.
Abordagem das interações sociais.
O fator social é primordial. A linguagem e o pensamento, na teoria de Vigotsky se desenvolvem independentemente. Visão dialética da interação. Na interação o sujeito é ativo e isto provoca o seu desenvolvimento.

Os signos (sinais como por exemplo a fala) ou instrumentos (webcam e micro) são primordiais para a aprendizagem do sujeito.

O principal exemplo de signo é a linguagem.
A fala faz parte dos processos mentais superiores.
A fala pode ser dentro de nós (reflexão) quando exerce a função intrapessoal e é a voz do nosso pensamento.
A fala pode ser fora de nós para outra pessoa (diálogo), quando exerce a função interpessoal.
A única comunicação do bebê recém nascido é o choro. Ele aos poucos aprende a falar. A linguagem é desenvolvida a partir do contexto em que se vive. A plasticidade cerebral da criança é maior. Ela possui um maior número de esquemas mentais. 

Escutar, compreender e falar, este é o processo de desenvolvimento da linguagem, que a nossa principal forma de comunicação.

A fala promove a compreensão, a troca de informações do sujeito. Segundo Vigotsky todo o processo de relacionamento do ser humano ocorre através da mediação com outra pessoa.
A criança faz parte de um ambiente inserido num contexto social constituido pela familia, educadores, escola, colegas, jogos, brincadeiras, atividades práticas, processo de socialização. Existem as regras dos jogos. Isso faz parte do processo de socialização.
No curso superior as atividades em grupo são importantes para o autodesenvolvimento.

Existem, segundo Vigotsky dois tipos de aprendizagem, a formal e a informal.
A formal é ministrada na escola, é sistematizada, conta com um professor, existe metodologia, conteúdo, pensamento e raciocínio.
A informal é ministrada em casa e nas atividades das brincadeiras infantis, nos jogos e nas relações com seus colegas.

Definição de Nível de Desenvolvimento Real:
As atividades são realizadas pelo sujeito corretamente e de modo completo sem necessidade de auxílio de uma outra pessoa. É o limite da capacidade atual do sujeito.

Definição de Nível de Desenvolvimento Potencial:
É o máximo que a criança consegue realizar mediante a mediação de um adulto com maior capacidade em uma dada atividade.
O mediador se vale de instrumentos e dos signos (fala) para ajudar o sujeito a executar determinada tarefa.

A lacuna entre ambas é a Zona de Desenvolvimento Proximal ou ZDP.

A Zona de Desenvolvimento Proximal é definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. É neste intervalo que ocorre a aprendizagem do  sujeito.

A cada idade o sujeito tem uma capacidade específica de aprendizagem.

A solução de problemas, a conclusão de tarefas através da mediação leva à aprendizagem e o sujeito age dentro da sua Zona de Desenvolvimento Proximal. Isto é fundamental para a compreensão da teoria de Vigotsky. É a capacidade que as pessoas tem de ajudar umas as outras. 

Para Vigotsky a educação formal é importantíssima neste processo. É preciso ter um professor preparado com domínio de conteúdo para se ter qualidade. O professor deve estar preparado para transmitir as informações.
A escola formal é a promotora do desenvolvimento intelectual, através da aquisição de habilidades para resolver os problemas que são propostos.
O uso de instrumentos adequados e signos, ou símbolos, agem como auxiliares no processo de transformação do indivíduo em um agente ativo na sociedade em que está inserido. O sujeito aprende a se comunicar, raciocinar e agir no mundo em que vive.
O que se busca é o sujeito ativo.
A função do ensino superior é de estimular o sujeito a raciocinar, para poder agir adequadamente nos contextos sociais em que está inserido.

Teoria Histórico Cultural de Vigotsky: A inteligência é um produto da ação do sujeito no mundo em que ele vive.

A ação no mundo é primordial para Vigotsky.



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