Noivado

Noivado: a promessa de casamento




Fonte: http://www.casamentobrasil.com.br/
Você sabia que até o século 18 o noivado era um contrato jurídico e religioso e os pais que quebravam a promessa de casamento de um filho ficavam sujeitos à devolução dos dotes e objetos de valor oferecidos ao casal e, acredite, até à excomunhão da Igreja Católica por três anos? 

Pois é, historicamente, noivado é coisa séria!

Foi a partir da Revolução Francesa que o noivado perdeu sua força legal, mas o uso da aliança na mão direita e a participação dos respectivos familiares se perpetuou.

Recentemente, por volta dos anos 60 do século 20, com os movimentos hippie e feminista, o noivado saiu de moda, ressurgindo nos anos 90.

Hoje, o mais comum é a troca de alianças, a conversa do noivo com os pais da noiva sobre a data da cerimônia, as condições econômicas do futuro casal, onde residirão e outros detalhes práticos da vida de um futuro casal.

Também é recomendado que se faça uma reunião para as duas famílias se conhecerem melhor. Afinal, a família é um pacotinho que vem com cada um dos noivos e o importante é que todos se deem bem, não é?

Cabe aos noivos a decisão de como oficializar esse compromisso. Uns preferem uma cerimônia formal, onde data e hora são estabelecidas, em comum acordo com os pais. Outros preferem que a troca das alianças seja apenas entre eles numa data significativa para o casal e depois comunicam aos pais.

Uma situação onde o pedido de casamento é de bom tom surge quando o noivo viúvo ou divorciado deseja se casar com uma moça que reside com os pais.

Se os pais da noiva forem separados, a primeira conversa será com quem a moça mora (mãe ou pai), depois com o outro. Os pais do noivo devem ser comunicados assim que o casal resolva ficar noivo.

O noivo paga as alianças, escolhida pelos dois. Antigamente, o anel de noivado era necessariamente um solitário ou uma aliança de brilhantes. Nos dias de hoje, um anel bonito e não muito caro também é válido. Afinal de contas, não se pode mensurar um símbolo de amor. Na aliança da noiva grava-se o nome do noivo e vice-versa.

No caso de uma festa de noivado, são convidados pais, irmãos, avós e padrinhos de batismo dos noivos.

Normalmente, a festa é oferecida pelos pais da noiva e o noivo deve enviar flores à futura sogra no dia do noivado. Além de ser protocolar, é uma mostra de carinho e respeito coma futura sogra.

Os convidados enviam flores ou presenteiam os noivos com uma peça antiga ou qualquer objeto destinado à casa.

Os trajes usados, tanto pelos noivos como pelos convidados, vai depender do estilo, informal ou formal, da festa, e isso quem vai definir são os noivos.

Mas, o mais importante de tudo no noivado, é que vocês dois sintam-se confortáveis em assumir publicamente que querem se casar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia