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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Yoga tipo 5 Eneagrama


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Yoga tipo 5 Eneagrama
Setu Bandhasana
A Ponte

A Ponte, conhecida também como Arqueamento dos Ombros e Fortalecedor das Costas, é uma excelente postura para trabalhar o Elemento Água, responsável pelo equilíbrio da expressão do medo, principalmente quando contraposta ao Ejetor de Gás, como aqui.
Trata-se de uma postura que promove uma forte compressão nos rins.
Como o meridiano do rim influi muito sobre os nossos níveis de energia, essa postura é extremamente benéfica para as pessoas do tipo Cinco, caracterizado por ser um dos tipos do Medo e ter baixos níveis de energia. Além disso, ela ajuda os representantes desse tipo que possuírem algum desequilíbrio no Elemento Metal (problemas de auto-estima e dinheiro), pois abre os pulmões e o centro emocional.

Instruções e afirmação: Repita para si mesmo enquanto mantém a postura: Abro meu coração para as pessoas e recebo minhas emoções de braços abertos.

1- Deite-se no chão num colchonete anti-derrapante (com os pés descalços é mais seguro). Dobre os joelhos e mantenha entre os pés a mesma distância que há entre os quadris. Deixe entre os pés e a parte de trás dos
quadris um espaço de mais ou menos 30 cm. Alongue a nuca, mantendo o queixo ligeiramente para dentro. Mantenha os braços ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para baixo.

2- Inspire elevando a pélvis, comprimindo a curva natural da coluna contra o colchonete. Comece a "desenrolar" a coluna do chão, vértebra por vértebra, a partir do cóccix, até que a pélvis seja empurrada para fora do colchonete e o queixo empurre o peito.
A respiração deve acompanhar o movimento. (Você pode tornar a postura ainda mais forte e trabalhar mais o Elemento Metal elevando os braços e colocando-os no chão, acima da cabeça, ao suspender a pélvis. Procure sincronizar a chegada dos braços ao chão com o alongamento total da coluna. Os braços terão de ser elevados mais depressa que as costas.) Respire em silêncio enquanto mantem a postura.
Para continuar a leitura clique em Mais Informações, abaixo.


3- Quando estiver pronto para retornar ao chão, inspire e expire ao começar a baixar lentamente a coluna (e os braços, caso os tenha levantado) até o colchonete. Parta do pescoço e prossiga até o cóccix, vértebra por vértebra, como se estivesse colocando papel na parede e não quisesse deixar formar nenhuma bolha de ar. Mais uma vez, o movimento deve estar em sincronia com a respiração.

4- Repita a postura três vezes e, em seguida, compense enrolando a coluna no sentido oposto: inspirando, segure as pernas e aproxime os joelhos do peito; expirando, aproxime a testa dos joelhos.
Relaxe inspirando e repita três vezes. Alongue-se e relaxe.

Benefícios: 
- Trabalha os meridianos do rim e da bexiga, equilibrando o medo e o Elemento Água.
- Purifica os rins e a tireóide.
- Equilibra o sistema hormonal.
- Melhora imensamente a flexibilidade e a força da coluna.
- Melhora a flexibilidade dos ombros quando os braços também são usados.
- Aumenta a força das pernas.
- Tonifica as pernas e os glúteos.
- Atua sobre o Elemento Metal, promovendo a abertura do tórax.
- Alivia as tensões acumuladas no pescoço.
- Libera as emoções.

Precauções:
- É muito importante não deixar os pés escorregarem no colchonete. Mantendo-os perto dos glúteos, será mais fácil evitar que isso aconteça.
- Se estiver mantendo a postura, continue respirando em silêncio de maneira uniforme.
- Faça um aquecimento das costas antes de iniciar a sequência: balance-se levemente de um lado para outro, movendo também a pélvis.


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