ONU proclama 2012 Ano Internacional das Cooperativas

Fonte: http://www.ica.coop/al-ica/
Cooperativismo
Em 18 de Dezembro de 2009, as Nações Unidas proclamaram 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.
Fazendo isso, as Nações Unidas, reconheceram que o modelo de empresa cooperativa é um fator importante na realização do desenvolvimento económico e social.
Ele também apela agora aos governos, instituições internacionais, cooperativas e outras partes interessadas, para apoiar o desenvolvimento e crescimento das cooperativas em todo o mundo.
http://www.ica.coop/activities/iyc/index.html
Tradução eletrônica. Em caso de dúvida favor reportar ao texto original em inglês no link reportado acima.
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.



Nações Unidas, Ano Internacional das Cooperativas 2012

Fundo
As Nações Unidas proclamaram 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIJ), em dezembro de 2009.
Resolução A/RES/64/136 da ONU aprovou em 18 de Dezembro de 2009 - As cooperativas de Desenvolvimento Social- disponível em Inglês (pdf) - Français (pdf) - Español (pdf) - árabe (pdf) - Chinês (pdf) - Rússia (pdf)
A AIJ tem como objectivo a sensibilização sobre o impacto sócio-econômico das cooperativas, e promover a formação autônoma e crescimento das cooperativas.
AIMS
Aumento da
consciência pública sobre as cooperativas

  • Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas, como beneficiam os seus membros e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e à realização dos  Objetivos do Milênio;
  • Promover a sensibilização da rede mundial de cooperativas e de seus esforços na construção da comunidade, da democracia e da paz;
Promover o crescimento
  • Promover a formação e crescimento das cooperativas entre os indivíduos e instituições para fazer face às necessidades comuns económico e para a emancipação sócio-econômica;
Estabelecer
políticas adequadas

  • Encorajar os governos e órgãos reguladores para estabelecer políticas, legislação e regulamentação propício à formação de cooperativas e de crescimento.
Quem está planejando o Ano Internacional?
O Ano Europeu será planejado pela Nações Unidas (ONU), em estreita colaboração com os membros da Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC) , dos quais é o presidente da ACI.
ICA criou um ICA Grupo de Trabalho sobre o Ano Internacional das Cooperativas , cujo objetivo é fornecer orientações sobre o planejamento estratégico ea celebração do Ano Internacional das Cooperativas. Ajudará na definição das metas estratégicas, contribuir para o plano de ação da ACI, bem como o plano de execução e avaliação das Nações Unidas do ano. Foi oficialmente criada em maio de 2010.
Anos Internacionais são geralmente celebrados a nível nacional com as celebrações coordenada por um Comitê Nacional. A ONU entrou em contacto com os seus Estados-Membros (os governos) e convidou-os a criarem comissões nacionais. A ONU tem incentivado os comitês nacionais para reunir todas as partes interessadas, incluindo as cooperativas, mas aberto a todas as partes interessadas, tais como meios de comunicação, agências de desenvolvimento, organizações não-governamentais sindicatos e organizações patronais, instituições de ensino e outros interessados. O plano de comitês nacionais e coordenar eventos co nos seus respectivos países e apresentar um relatório sobre as actividades planeadas para as Nações Unidas. O plano de actividade será incluída em um relatório da ONU a ser preparado em 2011 e por isso o planejamento está em andamento.
ParticipateAlguns governos já indicaram que eles estão interessados em celebrar AIJ e criará um comitê nacional. Eles também designados pontos focais. As Nações Unidas, em breve disponibilizar informações sobre como entrar em contato com pontos focais em cada país. Os interessados em comemorar AIJ são incentivados a participar de comissões nacionais para a construção de novas parcerias eo diálogo entre uma vasta gama de intervenientes co-operativa.
A nível internacional, as Nações Unidas e suas agências estão em fase de planejamento sobre como irão comemorar o ano com eventos internacionais e regionais, programas, projetos e iniciativas. O ICA também está trabalhando com parceiros para identificar e organizar eventos internacionais, o que elevará o perfil das cooperativas nas instituições internacionais, em particular e atrair a atenção da mídia internacional. Ele também irá produzir e materiais de comunicação disponíveis em cooperativas para ajudar os membros e outros.
  • A ONU ea ACI convida a todos para comemorar o Ano Internacional das Cooperativas
Que tipo de actividades são adequadas para comemorar AIJ?
O Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade única para celebrar cooperativas. As atividades podem incluir conferências, seminários, workshops, publicações, eventos de mídia, elaboração de filmes, séries de vídeo, programas de rádio e outros. Pode também focalizar iniciar uma mudança nas políticas que requerem grandes campanhas e lobby de curto e longo prazo, a empresa de investigação, a recolha de estatísticas, e trabalhando com as autoridades em todos os níveis. AIJ também é proporcionar oportunidades para desenvolver novas relações e parcerias com instituições, parceiros de desenvolvimento, grupos de cidadãos, e outras empresas. Pode ser o ano em que as fundações de cooperação ou apoio a programas e fundos são lançados.Ano Internacional das Cooperativas também deve chegar ao público - e assim comemorativas selos, moedas e eventos capazes de introduzir vários grupos de pessoas às cooperativas por meio de eventos esportivos, shows, feiras, etc
AIJ é uma oportunidade. Seja criativo sobre a melhor forma de garantir que as cooperativas são mais conhecidos, são capazes de operar e crescer em um ambiente justo e são reconhecidas como sendo diferentes, mas um importante tipo de modelo de negócio.
  • ICA projecto de proposta de atividades para AIJ (pdf)
    O Conselho analisou uma proposta ICA dos tipos de atividades que poderiam ser tomadas pelo ICA, os seus membros e outras organizações cooperativas. O documento é um trabalho em andamento e oferece algumas idéias de initatives que poderiam ser realizadas.
  • A coordenação será chave para fazer AIJ um sucesso
As cooperativas e suas organizações são incentivados a planejar eventos ou iniciativas para 2012 e parte de seu planejamento para que possamos mostrar a ampla gama de atividades que serão organizadas em torno do mundo. Uma instalação on-line para permitir que as cooperativas e outras partes interessadas para compartilhar planos, eventos ou idéias preliminares para as celebrações, em breve estará disponível e será conhecido como o calendário de AIJ.
Existe um logotipo ou slogan para o Ano Internacional das Cooperativas?
A ONU e COPAC estão decidindo em um slogan e uma vez aprovado irá desenvolver um logotipo. Todos os interessados serão incentivados a utilizar o logotipo e slogan da celebração do Ano ". ICA incentivamos as cooperativas para fazer o logotipo conhecido por usá-la amplamente em todos os seus materiais de comunicação. O slogan também deve ser amplamente utilizado para ter uma mensagem consistente e comum.
Existem fundos disponíveis para apoiar eventos organizados em AIJ?
Anos Internacionais da ONU desde o início têm um orçamento específico que lhes foram atribuídos para apoiar as atividades. A ONU vai buscar doações e parceiros para ajudar a custear as despesas de actividades que organizam eles próprios ou de apoio. Os governos podem conceder o apoio a nível nacional para ajudar a apoiar as actividades desenvolvidas em seus países. Cooperativas e outras partes interessadas podem também pretender financiar suas próprias atividades ou buscar parceria de financiamento de agências de doadores, fundações e outros.

Press Releases
Nota: Agradecemos ao Vanildo Leoni, do Conselho Editorial da Viacredi, pela indicação do site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia