Pesquisa de Clima Organizacional


 











Pesquisa de Clima Organizacional e de Perfil das Competências e aderência aos valores da empresa 
Na pesquisa de Clima Organizacional,  procura-se avaliar os sentimentos dos empregados diante dos valores, das políticas, das práticas de gestão de pessoas, da forma de relacionamento com os colegas, das posturas das gerências ao estabelecer metas e retribuir pelo alcance delas.
A pesquisa de Perfil das Competências e Aderência aos Valores da Empresa, procura conhecer melhor as necessidades para desenvolver as competências daqueles que fazem o trabalho de staff de forma que aumente a possibilidade de efetividade, do crescimento e do desenvolvimento das pessoas e da empresa.
Há consenso no mundo empresarial de que os funcionários satisfeitos produzem melhor e consequentemente tem mais qualidade de  vida e contribuem para alavancar os resultados das empresas.
Na atualidade as organizações são muito dependentes dos empregados para alcançar seus resultados. Neste sentido, é importante saber o que motiva as pessoasl pelo seu lado positivo ou negativo, fazendo-as mover-se a favor ou contra a corrente.
Se a gerência espera a efetiva contribuição dos empregados no alcance dos resultados, deverá cuidar para que eles estejam felizes e satisfeitos no ambiente de trabalho. Portanto, quanto maior a expectativa das gerencias sobre a participação dos empregados, maior será a necessidade de garantir um excelente clima organizacional.
O clima organizacional pode ser entendido como a expressão dos sentimentos dos empregados diante dos valores, das políticas, das práticas de gestão de pessoas, da forma de relacionamento com os colegas, das posturas das gerências ao estabelecer metas e retribuir pelo alcance delas, além da situação  econômica.
Para o Perfil das Competências, há uma idéia comum que competência é um conjunto de conhecimentos (que muitos denominam saberes), habilidades (saber fazer – relacionado à pratica do trabalho, indo além da mera questão motora) e atitudes (saber –ser, ou seja, uma série de aspectos inerentes à um trabalho ético e de qualidade, realizado por meio da cooperação, solidariedade, participação na tomada de decisões).
Neste sentido, embora as competências sempre se manifestem por comportamentos observáveis, trazem implícitos, os conhecimentos tecnológicos, as base científicas e instrumentais dessas tecnologias e as atitudes e valores inerentes à realização do trabalho.
Em Clima Organizacional, o que importa é o sentimento dos empregados a respeito das ações e decisões da gerências que afetam as pessoas.
Inexiste atualmente um modelo generalizável de pesquisa de clima. Cada organização deve encontrar seu modelo próprio, de acordo com as suas necessidades e a sua cultura.
De qualquer modo, algumas premissas básicas deverão ser atendidas:
- O sigilo da coleta e do tratamento das informações, pois a garantia de o processo será confidencial permitirá aos empregados expressarem exatamente o que pensam.
- A divulgação franca dos resultados e do posicionamento da empresa a respeito deles.
- Estabelecer um ciclo curto para todo o processo de aplicação da pesquisa, pois quando a divulgação do resultado demora e as mudanças deixam de ocorrer rapidamente os empregados tendem a duvidar das reais intenções da empresa; e
- Desenvolver uma boa comunicação prévia da pesquisa, para todos os empregados, buscando esclarecer dúvidas, tranqüilizar as pessoas sobre a forma de tratamento dos resultados e apontar os ganhos para todos.
A satisfação de cada uma das partes envolvidas nesta relação é um indicador importante.
Todavia, não se deve confundir a satisfação na relação, com a satisfação de cada uma das partes com particular serviço que a outra parte lhe oferece.
Por exemplo: Não é a satisfação dos empregados com o sistema de transporte que define o clima organizacional. Antes, é a satisfação do empregado na sua relação com a empresa que influirá, de certa forma, na percepção e crítica a respeito do serviço de transporte que utiliza.
As pesquisas nesta área não são conclusivas. Existem estudos descritivos que demonstram relações e correlações entre a satisfação dos empregados e alguns fatores (varáveis) da relação da empresa com o empregado, tais como: condições de trabalho, reconhecimento, recompensa, etc.
“As variáveis que determinam o clima organizacional dizem respeito ao sentimento dos empregados em relação à forma com a empresa os trata, pro intermédio das ações de seus dirigentes.” (Teixeira, José Emídio –in Manual de gestão de Pessoas e Equipes – 2002)
Estas pesquisas propõem-se a identificar, de forma ampla, o que os empregados pensam e sentem a respeito do tratamento que recebem na empresa, visando aprimorar a gestão de pessoas e melhorar a satisfação dos empregados.
Fonte: Datacenso Instituto de Pesquisas – Curitiba Abril/2005. Texto elaborado em conjunto para outra empresa. Reproduzido mediante prévia autorização.









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