Babilonia do Passado Imagens do Presente
Babilônia do Passado, imagens do presente.
Babilônia (português brasileiro) ou Babilónia (português europeu) foi a capital da antiga Suméria e Acádia, no sul da Mesopotâmia (hoje no moderno Iraque,
Nota: O Iraque (em árabe العراق, transl. al - Irāq, em curdo Îraq) é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, peloKuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. Sua capital é a cidade de Bagdá (Bagdad), no centro do país, às margens do rio Tigre.
localiza-se a aproximadamente 80 km ao sul de Bagdá).
O nome (Babil ou Babilu em babilônico) significa "Porta de Deus", mas os judeus afirmam que vem do Hebraico Antigo Babel ( בבל ), que significa "confusão".
Essa palavra semítica é uma tradução do sumério Kadmirra.
Imagem: Uma das sete maravilhas do mundo antigo, os Jardins Suspensos da Babilônia.
(Em terras áridas, a água representa a riqueza.)
Fonte: Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B4nia
Nota: Existe uma proposta de se criar um cemitério turístico semelhante aos Jardins Suspensos da Babilônia, em Curitiba, PR.
Confira a imagem proposta. Fonte: Internet.
O Império da Babilônia, que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950a.C.
O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquitetura, agricultura, astronomia e direito.
Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos.
Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente.
Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
Detalhe da Porta de Ishtar.
De entre os seus soberanos, o mais famoso foi Hamurabi (1792 a 1750 a.C.).
O mais antigo e completo código de leis que a história registra foi de realização sua.
Hamurabi também nomeou governadores, unificou a língua, a religião e fundiu todos os mitos populares em um único livro: a Epopéia de Marduk - que era lido em todas as festas de seu reino.
Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo.
Hamurabi também cercou sua capital, fortificando-a.
Ele criou o Código de Hamurabi, cujas leis, em resumo, seguem um mesmo princípio: Olho por Olho, Dente por Dente.
Comentários
Eu adoro ler tudo sobre historia antiga.
Houve um tempo que estudei muito sobre a Babilonia... é incansavel leitura e um sonho imaginar o que foi.
Beijos
Um forte abraço,
Jorge Purgly
Postar um comentário
Olá deixe aqui o seu comentário. Devido à Spams e propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog a moderação de comentários foi ativada. Seu comentário será publicado depois de aprovado. Muito obrigado por sua participação!