Jogo Lobisomem, Mafia, Cidade Dorme ou Mafioso

Jogo Lobisomem, Mafia, Cidade Dorme

Cidade dorme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_dorme

As pessoas que eu conheço sempre jogam este jogo  sem detetives, com 3 anjos e 3 mafiosos.

 

Cidade dorme (ou Mafioso) é o nome de um jogo em que os participantes assumem 4 espécies de papéis: o delegado, o anjo, os cidadãos e os assassinos. Ganha o jogo o grupo que permanecer até o final e conseguir eliminar mais pessoas do outro grupo. É um pouco similar a Detetive, em que os assassinos "matam" e eliminam outros jogadores com piscadas.

Índice

Preparativos para o jogo

Recomenda-se para o jogo no mínimo 10 jogadores. Um dos jogadores não participa efetivamente do jogo e para este é determinado o papel do juiz. O juiz é escolhido entre os jogadores antes da partida começar e cabe a ele cuidar da dinâmica do jogo.

Como jogar

Os personagens devem ser sorteados previamente entre os jogadores. Numa partida com 10 jogadores (sem contar o Juiz), haverá um delegado, um anjo, três assassinos, e cinco cidadãos.

Em um método alternativo, o Juiz poderá distribuir os papéis aos demais jogadores. Com muita cautela e silêncio, quando os jogadores estiverem todos de cabeça baixa e olhos fechados, o Juiz toca na cabeça dos jogadores e depois anuncia quem será o quê. É importante que o personagem de cada um permaneça em segredo.

Uma vez que todos saibam que papel estarão representando, começa o jogo, presidido pelo Juiz. O Juiz chamará cada um dos outros jogadores, que, atendendo pelos nomes de seus personagens, deverão abrir e fechar os olhos assim que solicitados, bem como cumprir as instruções dadas pelo Juiz. Tudo deverá ser feito silenciosamente para que as identidades de cada um não sejam descobertas.

Rodadas

Durante cada rodada somente o Juiz fala, seguindo este roteiro definido:

1º) Juiz fala: "Cidade dorme", todos fecham os olhos.

2º) Juiz fala: "Assassinos, acordem", e os jogadores que receberam os papéis de assassinos abrem os olhos e se reconhecem. Depois o Juiz diz: "Assassinos, durmam", e eles voltam a fechar os olhos.

3º) Juiz fala: "Anjo, acorde", e depois de ver quem o anjo é, diz: "Anjo, durma".

4º) Juiz fala: "Delegado, acorde", também para saber de quem se trata, e depois: "Delegado, durma."

5º) Juiz fala: "Assassinos, acordem e escolham uma pessoa para matar." Então os assassinos levantam suas cabeças e abrem os olhos e apontam uma pessoa para morrer. Agora o Juiz fala: "Assassinos, durmam". Então os assassinos fecham os olhos e abaixam suas cabeças.

6º) Juiz fala: "Anjo, acorde e escolha uma pessoa para salvar". Naturalmente, o anjo não sabe quem os assassinos escolheram para morrer, então tentará adivinhar quem foi a vítima. Então levanta sua cabeça e abre os olhos e aponta uma pessoa para salvar. Juiz fala: "Anjo, durma", então o anjo fecha os olhos e abaixa sua cabeça.

7º) Juiz fala: "Delegado, acorde e diga quem você quer investigar." Então o delegado levanta sua cabeça e abre os olhos e aponta uma pessoa para investigar. Se o juiz fizer sinal de que é uma boa pessoa é porque essa pessoa é anjo ou cidadão, mas se o juiz fizer sinal de que é uma má pessoa é porque ela é um assassino. Juiz fala: "Delegado durma." Então o delegado fecha os olhos e abaixa sua cabeça.

8º) O Juiz fala: "Cidade amanhece", e todos abrem os olhos. O Juiz anuncia se alguém morreu, e essa pessoa sai do jogo.

Depois dessa dinâmica, os jogadores discutem entre si e tentam descobrir quem são os assassinos (os "mortos" não podem participar da discussão). Ao final de cada rodada terão que escolher mais alguém para eliminar do jogo.

Outra rodada começa, da mesma maneira que a primeira, até que todos os cidadãos estejam mortos ou que todos os assassinos sejam eliminados. Vence o grupo (do bem ou do mal) que conseguir eliminar o outro primeiro.

Variações de dinâmicas de jogo

Ao invés de os assassinos escolherem a vítima ao mesmo tempo, eles podem ser designisdos assassinos 1,2 e 3 respectivamente e assim, um assassino acorda de cada vez e escolhe sua vítima. assim portanto só há vitima quando a cidade acorda se a vítima em si receber dois ou mais votos(a maioria dos votos dos assassinos). Assim os assassinos devem se entender durante as discussões criando mais risco, possibilidades e dinamismo ao jogo. Também há a possibilidade de que os assassinos não se conheçam, diferenciando suas cartas e portanto eles deverão tentar se reconhecer e sincronizar seus votos durante as discussões, tornando o nível do jogo ainda mais alto.

Essas opções também podem ser utilizadar colocando-se dois anjos e dois delegados, criando-se mais papeis e tornando o jogo mais discutível e divertido.

Variações de nome

Cidade dorme também é conhecido com o nome de Mafioso ou `` detetive``. Os nomes usados para os personagens do jogo também podem variar de pessoa para pessoa, como acontece com outras histórias e jogos populares. As funções, entretanto, permanecem as mesmas. O delegado também pode ser chamado xerife ou detetive. O anjo pode também ser chamado de curandeiro. Os assassinos podem ser chamados de máfia ou mafiosos, e o juiz pode também ser chamado de guia ou Deus.

Variações de personagens

No jogo são possíveis algumas variações e adições de personagens, tornando-o mais divertido, como:

Um psicopata = Ele acorda em uma hora diferente dos assassinos, chamado pelo juiz, e faz, portanto, uma vítima diferente podendo ser até um assassino, entretanto, este não pode ser morto durante a noite pelos assassinos. No caso de times do bem e mal ele estaria no do mal, porém podendo prejudicá-lo.

Advogado e cliente = Em um 2º sorteio, diferente do principal (que se mantêm o mesmo), é decidido quem é o advogado e quem é o cliente sendo que ambos não revelarão sua identidade pelo papel/carta que os sorteou, assim como os outros (note que eles podem ser qualquer personagem, menos juiz).

Na 1ª rodada, o juiz deverá chamar ambos para que se reconheçam apenas.

Suas denominações são bem objetivas: Na hora de se discutir e votar em quem sai, no final de cada rodada, o advogado deve defender o cliente para que não seja votado. Caso o cliente seja eliminado o advogado é eliminado também como pena por não ter conseguido manter seu cliente no jogo. Já se o advogado morrer ou for eliminado antes do cliente, nada acontece, o cliente só deixa de ser cliente.

Cidadão do mal ou Delegado corrupto = É um cidadão com má índole. Ele está do lado dos assassinos, não tem opção de matar, mas pode ajudar os assassinos e tumultuar o jogo. E o delegado corrupto tem a mesma função do normal, porém ele deve descobrir quem é mal e o ajudar. Também a opção de haver ambos os jogadores dependendo do núumero de pessoas na roda.

Padeiro e Leiteiro = Há, ainda, a possibilidade de termos duas personagens do bem, o Padeiro e o Leiteiro, que se conhecem. Caso um dos dois seja morto, na mesma noite o sobrevivente vinga a morte do companheiro, escolhendo alguém para matar.

Variações do Jogo

Cidade Dorme originou uma versão para os amantes de O Senhor dos Anéis, O Condado Dorme.

A essência do jogo é a mesma, apenas mudando o nome dos personagens. Para o Juiz, usa-se o nome de Eru, O Criador, no universo tolkieniano. Para os assassinos, Orcs; para o Anjo, usa-se Maia, uma divindade e para o Delegado, usa-se Ranger, ou Guardião. Os Cidadãos são Hobbits, os habitantes do Condado.

Uso de Cartas

Para ilustrar ou agilizar o jogo pode-se adicionar o uso de cartas de baralho onde cada carta vai significar uma das personagens dos jogadores. Exemplo: O jogador que tirar o Rei se torna o Delegado-Detetive. A Rainha é o Anjo-Curandeiro. O Valete é o Assassino-Bandido, as outras cartas são das Vítimas e assim por diante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia