Leite integral alivia os efeitos do spray de pimenta

Leite integral alivia os efeitos do spray de pimenta









O spray de pimenta é muito útil para os interessados em se proteger de criminosos violentos. 

O spray de pimenta é uma substância à base de óleo derivado da queima de oleorresina de capsicum e dói muito em contato com a pele ou olhos. 

Apesar de não causar dano a qualquer um, é muito doloroso e a dor demora a passar. 

Se acidentalmente pulverizado si mesmo ou outra pessoa inocente com seu spray de pimenta, você vai precisar de mais do que a água para lavar.

Instruções

Não esfregue a área afetada pelo spray de pimenta, sob quaisquer circunstâncias.

 Você deve resistir à tentação de esfregar spray de pimenta mais profunda em sua pele, especialmente se você tem isso em seu rosto. 
Esfregar não vai aliviar seu desconforto.

Remover as lentes de contato e jogue-as fora, se você tem o spray de pimenta nos olhos.

 Seria quase impossível de limpar.

 Lavar os olhos com soro fisiológico, abrir e fechar, e esperar cerca de 30 minutos para remover o spray de pimenta em seus olhos.

 Não coloque sabão em seus olhos.

Mergulhe a área afetada em leite integral.

 Leite integral não vai extrair o óleo, mas vai aliviar a sensação de queimação. 

Se você tem o spray de pimenta no rosto, passe leite no rosto. Aplique leite com um frasco de spray ou uma toalha.

Criar uma mistura de 25 por cento de detergente Dawn e 75 por cento de água. Fazer pelo menos 4 litros desta mistura. Lave a área afetada pelo menos sete ou oito vezes.

Coloque a solução em um recipiente grande o suficiente para você mergulhar seu rosto nele, se você tem o spray de pimenta no rosto. Imergir o rosto durante 10 a 15 segundos de cada vez, permitindo que o detergente se decompor no petróleo. Não toque em seu rosto ou evite tocá-lo com um pano.

Mergulhe as mãos na solução de detergente e limpe o rosto ou área afetada. Isto fará com que o spray de pimenta volte a queimar, porque vai permitir que mais capilares da pimenta se abram. Isto é normal.

Fazer uma nova solução. Uma vez que a dor se tornar tolerável, iniciar a lavagem do rosto ou área atingida entre as aplicações da solução. 

Demora entre 15-45 minutos para diminuir a dor, dependendo do seu tipo de pele.

Procure ajuda médica imediatamente se você é asmático ou alérgico a pimenta.



Granada explosiva com gás pimenta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Granada_explosiva_com_g%C3%A1s_pimenta

Granada explosiva com gás pimenta é um dispositivo não letal desenvolvido a partir do spray de pimenta

Enquanto este é usado em situações que envolvam poucos indivíduos, a granada atua em circunstâncias de contenção de grandes grupos.

Atualmente, existem duas versões da granada:

Para ambientes externos, como ruas, praças e estádios
Para ambientes fechados, onde seja necessária a invasão da polícia, tendo em vista que os efeitos do gás de pimenta provocam atordoamento, o que favorece a intervenção policial.


Índice
1 Gás pimenta
1.1 Uso do gás e cuidados
2 A granada
3 Fontes
4 Ligações externas

Gás pimenta

Originalmente desenvolvido para repelir animais perigosos, o spray de pimenta logo fez sucesso entre os carteiros americanos, para se proteger de um dos seus maiores inimigos: os cachorros.

Criado a partir da capsicina, substância encontrada em pimentas e pimentões do gênero Capsicum, normalmente utilizados na culinária, o gás de pimenta provoca forte reação inflamatória das mucosas, principalmente vias respiratórias, olhos e pele. Por isso, o indivíduo atingido pelo composto sofre severa ardência nos olhos e irritação da pele e vias respiratórias, tornando-se mais suscetível ao controle dos policiais. Tais efeitos têm duração variada, dependendo da quantidade que atinge o sujeito. A fim de dificultar a retirada rápida do produto, é acrescentada à composição do gás pimenta uma espécie de óleo sintético.

Uso do gás e cuidados

Em alguns países é permitido o uso do spray de pimenta para defesa pessoal e por profissionais como os carteiros, mas no Brasil o porte é proibido, sendo restrito ao aparato dos agentes de segurança pública.

Embora classificado como um dispositivo não-letal, é sempre fundamental a ressalva de que sua utilização deve ocorrer apenas quando estritamente necessário.

Nos Estados Unidos, entidades afirmam que o uso do gás pimenta já provocou dezenas de mortes, apontando risco de seu uso em pessoas com problemas respiratórios ou gestantes.

Mesmo que não haja confirmação de tais fatos, é recomendável que, em caso de uso do spray para dominar um indivíduo que venha a ser preso, uma vez sob custódia este seja mantido em ambiente ventilado, para evitar eventuais crises respiratórias. Pode-se orientá-lo a piscar mais os olhos e, se necessário, permitir a lavagem do rosto com água e sabão (ou detergente) a fim de diminuir os efeitos do gás.

Também deve-se evitar o uso próximo ao fogo.
A granada

Segundo o fabricante brasileiro, a granada explosiva com gás de pimenta "tem formato cilíndrico, e é dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade e uma carga de pimenta em pó (OC)". Explica ainda que "o sistema de duplo estágio utilizado faz com que o corpo rígido do acionador seja ejetado antes da explosão da granada. Com isso, ao explodir, a granada lançará apenas fragmentos".

Desta forma, "ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, o sistema de percussão ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação forma-se uma nuvem de fumaça contendo partículas de pimenta".

Em áreas abertas, a distância segura mínima para lançamento da granada é de dez metros. Em ambientes fechados, o uso deve ser criterioso e avaliado com cuidado, para não expor os agentes de segurança pública, o que, como é lógico, causaria efeito contrário ao esperado, comprometendo a eficiência da intervenção policial.

Fontes
TEXTO PRODUZIDO COMO ARTIGO PARA O 15° CICLO DO CURSO TÉCNICAS E TECNOLOGIAS NÃO LETAIS DE ATUAÇÃO POLICIAL, DA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (SENASP), POR AUGUSTO JUAREZ SANTANA.
Curso Técnicas e Tecnologias Não Letais - Senasp
Ligações externas
Portal “Como tudo funciona”
Condor (fabricante)
Artigo da Revista Veja sobre o spray de pimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformacoes da Terra

Reflexologia Podal Massagem Terapeutica nos Pes

Quem foi o verdadeiro projetista de Brasilia