Você é bonita!
Fisiognomonia e Frenologia
Com a palavra fisiognomonia designa-se aquele ramo das ciências ocultas que ensina a reconhecer as qualidades, tendências e aptidões, a índole e o caráter dos homens e da mulheres, pelo aspecto da fisionomia, isto é, pela forma da face, da testa, dos olhos, do nariz, da boca, etc.
Dizem que quem vê cara não vê coração. Deve-se considerar este artigo como uma curiosidade. Jamais devemos julgar pelas aparências. O que faz a diferença entre a bondade e a maldade não são as nossas habilidades. O que mostra quem realmente somos são as nossas ações.
É um axioma, isto é, um ensino fundamental, de todas as ciências ocultas, que o nosso mundo material é um reflexo, uma cópia visível do mundo invisível ou espiritual, e que por conseguinte, por este é constantemente influenciado.
O aspecto de uma pessoa manifesta, para aqueles que estão acostumados a observar os detalhes além das aparências, a refletir, a deduzir, até certo ponto sua alma, o seu interior.
O ser humano exterioriza os seus sentimentos e suas idéias por meio dos gestos, pelas entonações de sua voz, pelos movimentos de sua fisionomia.
Uma observação mais atenta conduz ao reconhecimento do fato que a forma do ser humano pode revelar em parte a personalidade moral.
Os sábios da antiguidade recomendavam aos seus discípulos: “Conhece-te a ti mesmo.”
Se é de grande valia conhecer a nós mesmos também é muito importante conhecermos nossos semelhantes.
Deste modo podemos escolher os melhores amigos e sócios, evitando muitas decepções que provêm da ignorância do caráter e das aptidões dos homens e das mulheres com quem estamos acostumados a ter contato seja na amizade, nos negócios, nos estudos ou no interesse.
A fisionomia fornece muitos meios para nos ajudar a conhecer as capacidades, o temperamento e o caráter das pessoas que vemos.
Lavater, o maior mestre desta pseudo-ciência da antiquidade, distinguia dois campos de observação:
- as partes fisionomicas moles e
- as partes fisionomicas duras.
As partes duras, como a testa, a metade superior do nariz, o queixo, etc., correspondem às faculdades da pessoas. Seu potencial.
As partes moles, como a carne, a pele, as cartilagens, etc. revelam com suas formas, cores e rugas, os hábitos da pessoa.
As partes duras são herdadas pela genética, isto é, dadas pela Natureza.
As partes moles são formadas através dos hábitos da pessoa e dependem grandemente das atividades humanas.
Existem fisionomias belíssimas que ocultam as vezes almas de má índole e vice-versa. Por isso é necessário saber observar muito bem. Um hábil fisiognomista além de olhar os traços do rosto, observa a postura do corpo, as formas da cabeça e dos membros, os movimentos, a escrita, etc.
A ciência do RPG e do RPM – Reeducação Postural Global e Reeducação Postural do Movimento teve aí a sua orígem.
O pescoço serve de apoio à cabeça, simboliza aquilo que o interior quer manifestar.
Se o pescoço é firme, e bem desenvolvido, revela fôrça.
Se o pescoço é encurvado, revela dedicação e sacrifício.
Se o pescoço é bem proporcionado, revela caráter equilibrado.
A testa é a sede do pensamento.
A parte fontal do cérebro abaixo da testa, coordena a parte nova do cortex cerebral e a testa parece expressar o pensamento, o saber, a dignidade, a alegria, os cuidados, a ansiedade, a ignorância e a cólera.
Onde a testa se inclina, parece que a inteligência se une com a vontade. Alí se concentra a energia da alma que junta forças para resistir.
As sombrancelhas manifestam as afeições.
Sombrancelhas quietas indicam sinal de Paz.
Sombrancelhar eriçadas indicam sinais de raiva.
A parte da face que vai dos olhos à extremidade do nariz, é a expressão da vontade e da vida ativa.
Os ouvidos estão colocados dos dois lados da cabeça e meio ocultos. Isso significa que as pessoas devem guardar para si mesmas a maior parte do que se ouve.
A boca é a parte mais material da face. Uma boca pode enganar facilmente um observador superficial, mas uma ruga, uma linha nela, basta que o olhar de um analista experiente possa obter informações valiosas.
Assim como a boca corresponde ao mundo físico ou material (e por isso um lábio carnudo poder representar sensualidade),
Os ouvidos e o nariz correspondem ao mundo astral ou moral e
A testa corresponde ao mundo espiritual ou divino.
Comentários
Postar um comentário
Olá deixe aqui o seu comentário. Devido à Spams e propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog a moderação de comentários foi ativada. Seu comentário será publicado depois de aprovado. Muito obrigado por sua participação!